1
resposta

front-end? back-end? ciencia de dados? segurança da informação? Qual carreira seguir

No final de dezembro resolvi mudar e me tornar um profissional da tecnologia. Não conhecia bem a área mas mergulhei de cabeça, em janeiro iniciei os estudos vendo vídeos no youtube, aprendi o basico de python e MySql, depois Javascript , HTML e CSS, tambem, aprendi um pouco sobre outras tecnologias, Nuvem, Dados, DevOps entre outras áreas da tecnologia.

Tenho certeza que quero atuar na área de tecnologia, porem me sinto na duvida sobre qual área me especializar, tinha colocado como meta o front-end, mas também gostei muito do tema de ciência de dados assim como fiquei curioso para aprender sobre back-end.

Enfim estou um pouco confuso, e gostaria de saber de quem já atua na área, como decidiu qual área atuar ? fez lista de pros e contras ? escolheu o que tinha mais vagas ? o destino te colocou na área ? Se alguém puder falar um pouco sobre, e me dar alguma dica de como escolher ficarei imensamente grato.

1 resposta

Hm, Felipe, depende muito... Vou falar brevemente da minha experiência e veja se pode tirar algo daí . Sou engenheira e minha área de atuação sempre foi gerencial em Ti. O trabalho fica bastante repetitivo com o tempo, o mercado e as necessidades do cliente meio que fagocitam sua criatividade. Enfim, ossos do ofício... Tive a oportunidade de gerenciar algo "fora da caixa", além do trabalho, algo que me faz feliz e com enorme potencial de mercado, no entanto, eu senti a necessidade (e curiosidade) de entender melhor a linguagem que meu programador usa para confeccionar nosso produto. Foi assim que vim parar aqui.. Esse site não supre (nem de perto minhas necessidades), mas foi uma plataforma de nível introdutório que me aguçou a me especializar mais. Após 4 meses estudando Python eu consigo entender muito melhor as necessidades e desafios que meu programador tem ao se deparar com uma nova funcionalidade que idealizamos, os porques de alguns retrabalhos, e a improbabilidade de alguma implementação. Eu tenho até auxiliado na confecção de um bloco de código ou outro no meu tempo livre ;)

Então, eu diria que o caminho que você vai seguir depende das tuas necessidades e os objetivos que você quer alcançar. Se você já possui alguma afinidade ou inclinação para alguma área de atuação, isso já é um sinal.

Planeje-se, estude (muito!) e Boa sorte nessa jornada!