Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Front-end

Luan Alves, bom dia.

Sobre o servidor local, acho muito legal o wampserver para rodar os meus projetos nesse servidor, mais sei que outros como: o xampe, laragon e tantos outros... qua é o melhor para se trabalhar com URL AMIGÁVEL?

o wampserve o bom que seus projetos ficam na pasta: www o laragon também - www, já o xampp a pasta é htdoc se eu não me angano, o laragon ele é bom porque ele ativa aquele cadeado de segurançã o -> SSL, ou seja, é um certificado digital que autentica a identidade de um site e possibilita uma segurança e uma conexão criptografada, isso é muito bom, já o wampserver não tem né mesmo? mais a pergunta é - > Qual é o melhor servidor local para rodar os projetos localmente no pc e qual e como configurar à URL Amigável, já tentei pelas vídeos aulas no youtube + queria sabem como faço para abrir os links com aquele formato de barra, ex: localhost/www/meu-site/contato e quando for para outro link que abra a página mais não abre... o arquivo acaba mostrando seus projetos...

Att,

Marcílio

2 respostas
solução!

Olá, Marcílio! Tudo certo?

Apesar de eu não ser o Luan, também trabalho aqui na Alura e será uma honra responder sua dúvida ✨

Cada servidor tem suas características e vantagens, então a escolha pode depender das suas necessidades específicas.

O WampServer, XAMPP e Laragon são todos ótimas opções para rodar projetos localmente. A questão das URLs amigáveis está mais relacionada à configuração do servidor web (como o Apache) e ao uso de arquivos .htaccess para reescrever URLs. Tentei destacar os principais pontos sobre cada um pra você poder fazer sua escolha com mais clareza:

1. WampServer: É uma boa escolha se você já está familiarizado com ele. Para URLs amigáveis, você pode habilitar o módulo mod_rewrite do Apache. Isso geralmente é feito pelo menu do WampServer, indo em Apache > Apache Modules e marcando rewrite_module.

2. XAMPP: Similar ao WampServer, você também pode habilitar o mod_rewrite. A pasta padrão htdocs é onde você colocaria seus projetos. Para ativar URLs amigáveis, edite o arquivo httpd.conf e certifique-se de que a linha LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so não esteja comentada.

3. Laragon: É conhecido por ser fácil de usar e já vem com suporte a SSL, o que é uma vantagem. Ele também suporta URLs amigáveis, e você pode configurar isso de forma semelhante, habilitando o mod_rewrite.

Para configurar URLs amigáveis, você geralmente cria um arquivo .htaccess na raiz do seu projeto com regras de reescrita. Algo básico seria parecido com esse exemplo:

RewriteEngine On
RewriteRule ^contato$ contato.php [L]

Isso reescreve localhost/www/meu-site/contato para contato.php.

Espero que tenha conseguido ajudar você. Se tiver mais dúvidas, conte com o apoio do fórum :)

Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Bom dia Rafaela,

Desde já obrigado.

Att,

Marcílio