Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Freelancer

Boa tarde! :)

Trabalho há alguns meses como Web Designer e Social Media Freelancer, porém, através de meu próprio negócio, que iniciei junto com o meu noivo que trabalha na área comercial. Juntos, tiramos um CNPJ e atuamos somente nós dois na venda de serviços como criação de site, otimização, logotipos, dentre outros serviços. Ele vende e eu planejo, executo os projetos e cuido da marca que estamos consolidando aos poucos.

Meu problema é o seguinte: Tem sido uma grande e maravilhosa experiência e quero muito destacá-la na minha carreira e consequentemente no LinkedIn. Não sei como citá-la, pois na realidade não somos uma empresa ou microempresa ainda e colocar como fundadora ou web designer da agência, pode parecer um emprego real ou talvez até me impedir de ter contatos para oportunidades. Como ainda não temos condições de nos sustentarmos somente com estes serviços, não quero me fechar a novas oportunidades, principalmente em áreas como UX que tem sido alvo de meus estudos. Mas sim, como já disse, gostaria muito de colocá-la e mostrar todos os projetos que já fizemos, todas as competências que criei e melhorei durante esta etapa empreendedora da minha vida.

Peço desculpas pela quantidade de dúvidas rs, mas como me aconselharia? E agradeço desde já o auxílio.

7 respostas
solução!

Olá Mariana,

Fique tranquila quanto a quantidade das suas dúvidas, aqui é o espaço para trocarmos figurinhas mesmo :) Pode mandar quantas dúvidas quiser e esperamos conseguir te ajudar.

Mas vamos lá!

A minha sugestão é você colocar essas experiências no item "Experiência", você pode colocar o nome da empresa (vocês tem um nome fantasia?) e descreva suas tarefas. Em uma frase explique do que se trata o negócio e em seguida inclua as suas atribuições.

Se um recrutador tiver interesse no seu perfil, ele vai entrar em contato contigo e então você terá oportunidade de explicar o que faz. Não vejo isso como um impeditivo, mas esta é apenas a minha opinião :)

Outra opção seria você colocar essas experiências no item "Projetos". Dependendo da quantidade de clientes, esse campo pode ficar muito extenso... Mas é uma opção.

Se quiser, me envie o link do seu perfil depois para eu te dar mais"pitacos"? :)

Mariana,

Se você optar criar uma "Experiência", aproveite para pedir recomendações desses clientes.

Diga que você está profissionalizando a sua presença digital e que ter recomendações de clientes te ajudará a criar autoridade, ou seja, as pessoas podem confiar mais no seu trabalho e com isso aumentará as suas chances de ter mais visibilidade, consequentemente, mais clientes :)

Boa sorte!

Então, este é o meu perfil no linkedin: https://www.linkedin.com/in/marianacoelhodesigner

Ele ainda está precisando de melhorar o resumo, incluir os projetos, organizar os certificados e etc. Espero podê-lo deixar ainda mais claro conforme o curso.

Gostei da ideia de colocar mesmo como experiência já que não acredita ser um impeditivo para caso queiram me oferecer oportunidades. Atualmente ele está como Web designer com as atribuições que faço mesmo, porém, coloquei como freelancer.

Já havia até criado uma página no linkedin para o nosso trabalho, que também estou aprendendo como atualizar corretamente: https://www.linkedin.com/company/cad%C3%AA-o-caf%C3%A9

Oi Mariana,

Isso ai, dê um UP no seu perfil, se você gosta de escrever artigos, invista no Pulse.

Aliás, você fez o curso de Personal Branding? Ele complementa bem o do LinkedIn, do ponto de vista de visão profissional e ganho de visibilidade através das redes sociais :)

Comecei o curso de Personal Branding ontem, estou gostando bastante. Até me identifiquei muito com a entrevista da primeira aula, porque foi dito por vocês sobre a importância de encontrar algo que seja prazeroso ser feito nesse processo de marca pessoal, e escrever é algo muito normal pra mim, sempre gostei bastante e tenho facilidade em fazer pesquisas, ler bastante e etc. o mais engraçado é que também achavam que eu ia estudar literatura ou algo parecido. haha!

Então, estou sim começando a investir nas publicações. Atualmente o site do "cadê o café" não possui blog mas estamos reformulando ele e acrescentando um blog para estratégia de marketing de conteúdo (que também tenho visto no seu curso), e nele também vamos fazer publicações, além de utilizar o Pulse e estou pensando também em tentar criar alguns e-books para download, que colocarei no LinkedIn com certeza quando estiver pronto. Além de já ter enviado algumas colaborações para sites importantes da área que eu estou torcendo para que sejam aceitas. :)

Por isso que a experiência deste pequeno "negócio" que aos poucos estamos consolidando eu queria muito destacar no meu currículo, pelo fato de estar sendo um aprendizado enorme, faço desde o desenvolvimento propriamente dito dos produtos, que já tinha experiência, como também tenho aprendido sobre marketing, o monitoramento das nossas redes sociais, analytics, planejamento de conteúdo, quando chamo amigos para colaborarem com projetos, tenho de organizar nossa equipe, enfim, acho que já é possível perceber o grande desafio que tem sido e o crescimento que tenho tido como consequência.

Aproveitando nossa conversa aqui, acho importante dar um feedback pra vocês, agradecendo muito a atenção sempre e dizendo que a Alura tem sido de grande ajuda tanto no meu trabalho propriamente dito, quanto na visão de quem eu quero ser como profissional.

Que máximo Mariana,

Você tem a faca e o queijo na mão, gostei de ver, você está bem focada e sabe o caminho que precisa percorrer.

Fico muito feliz em saber que você está curtindo os cursos. A entrevista com o Sérgio foi bem interessante mesmo, ainda mais sabendo que você tem muito a ver com o que foi dito lá também :)

Grandes coisas estão por vir e quando tiver o seu blog e material, me avise para eu divulgar nas minhas redes sociais, faço questão.

E você está certinha em se preocupar com o seu LinkedIn, porque vai atrair a atenção de muitas pessoas e ao verem que o seu perfil é consistente, te dará mais pontos.

Ainda em tempo, dê uma olhada no TI Especialistas porque eles aceitam publicações de pessoas de outras áreas (inclusive eu já postei muito lá sobre marketing digital quando comecei a postar artigos) e me deu muito retorno. Eles tem uma audiência muito forte. Além deles, veja o blog da Alura também, temos vários alunos compartilhando artigos bem interessantes, tanto da sua trajetória profissional como posts técnicos. Fica o convite, será muito bem-vinda!

Qualquer coisa, conte conosco :)

Muito obrigada MESMO Priscila! :) Suas dicas foram ótimas!

Aviso sim, com certeza, assim que conseguir publicá-los. E darei continuidade com os cursos e melhorias nos meus perfis.

Mãos à obra! ;*