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Framing a Design Challenge

E aí, pessoal. Tudo bem?

Então, quando penso no problema como uma "situação indesejada" que eu gostaria de resolver, rapidamente consigo fechar o desafio de design e descreve-lo no formato "How might we...".

Só que quando a única coisa que sabemos é que o time de DT terá de desenvolver uma solução em torno dos problemas enfrentados por um dado setor em uma empresa e começamos a nos perguntar quais são as situações indesejáveis daquela área, percebo que ficamos cheios de possíveis problemas e sempre terminamos com um escopo muito grande ou sem saber por onde começar.

O que eu poderia fazer neste segundo caso? Meu processo de DT pode abordar mais de um problema? O que você sugere?

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Algum instrutor poderia ajudar com esta pergunta?

Caro Edilson,

Ótima pergunta. Só para você ter uma ideia, esta situação que você citou ocorre na maioria das organizações quando começam a aplicar DT.

Normalmente o que é feito quando diversos problemas são identificados é decompor estes problemas pelas "causa-base", para isso a equipe de DT tem que exercitar a análise dos mesmos no processo de decomposição até a causa-base.

No final deste processo de decomposição ficará bem sensível a todos os envolvidos a relação de alguma(s) causa-base(s) bem como, seus impactos e desafios perante ao setor da empresa.

Aí usando isso como um "critério de priorização" a equipe de DT poderia começar a propor soluções de maneira gradativa, nas visões de causa-base/problemas.

Assim, é aceitável que a equipe de DT aborde mais de um problema.

Na prática de mercado, na medida que a cultura de uso de DT vai crescendo a lista de problemas vai diminuindo ao longo do tempo.

Esperamos poder ter te ajudado nas suas reflexões e estudos do tema.

Bons estudos e sucesso!

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