15
respostas

Frameworks PHP

Olá pessoal, eu estou estudando tudo de PHP no alura. Estou estudando os frameworks no momento e já vi o CodeIgniter, agora estou no Laravel. Na minha experiência percebi que o CodeIgniter é uma grande escolha caso você queira um plus ao implementar em PHP puro. Já o Laravel é outro nível, muito bom e bem completo. Mas a minha pergunta é a seguinte:

Uma vez que eu escolha um framework, eu consigo fazer uma implementação que caso seja necessário, seja fácil mudar para outro framework ou realmente uma vez escolhido, caso queira mudar, tenho que reescrever boa parte da implementação?

O que eu percebi no Laravel é que ele só não tem o botão 'PRONTO'! kkkk, isso me deu medo nesta questão aí de mudança de framework.

O que vocês acham?

Por exemplo em JAVA como existe as especificações é possível utilizar frameworks e implementar de forma que a troca de um framework por outro seja tranquila, como por exemplo a especificação JPA.

15 respostas

Oi Alexandre, tudo bom?

Realmente, nesse ponto a galera do java tem uma boa vantagem. Na comunidade PHP a gente ainda não tem muito bem definida as ideias de especificação. Ultimamente o que tem rolado são algumas recomendações que a galera (e os frameworks) andam seguindo. Se você quiser pode dar uma lida no post que eu escrevi pro blog da alura sobre isso:

http://blog.alura.com.br/boas-praticas-de-desenvolvimento-php/

Mas como você pode perceber, são padrões de desenvolvimento. Padrão para auto-load, cache, etc. Nada como uma especificação igual a JPA. Isso faz com que a migração de framework possa vir a ser meio trabalhosa mesmo.