3
respostas

Frameworks PHP

Na opnião de vocês, qual o melhor framework php ?

3 respostas

Não sei se pode ser considerado um "Framework PHP", mas o Wordpress é uma das ferramentas mais incriveis com qual já trabalhei. No meu antigo trabalho fazíamos de tudo: Sites, Portais, Blogs, E-Commerces e até Sistemas utilizando Wordpress.

Na minha opinião, o melhor atualmente é o Laravel. Mas o CodeIgniter também é muito bom. Acredito que depende das características do seu projeto.

O Laravel tem por característica ser um framework de código bem "limpo" e intuitivo. A interação com o banco de dados é incrivelmente fácil - sério, é incrível.

Symfony. É o mais profissional e utilizado por grandes empresas.

O CakePHP é adorado por freelancers por ser fácil de usar, mas quando precisam de algo mais complexo, a coisa aperta.

Zend Framework é bem completo, mas muito complexo. Peca nisso.

Laravel é um meio termo. É até completo, mas quando você precisa modularizar sua aplicação, as coisas ficam complicadas.

CodeIgniter eu não conheço, e não sei de nenhuma grande empresa que o usa, então não posso opinar.

Spotify usa Symfony no seu site institucional, então já é um ponto a mais. Drupal e Joomla são feitos utilizando componentes do Symfony, assim como o próprio Laravel também é.

Enfim, se for um projeto bem simples, recomendo o Laravel pela sua crescente popularidade ou o CakePHP por ter uma grande comunidade, mas para um projeto maior e mais profissional, Symfony sem dúvida.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software