Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Fotometria Pontual

Estou acompanhando o curso, e peguei o aplicativo FV5 (inclusive o pago) Possuo um samsung galaxy s6 edge. Ao abrir o fotometro, nao existe o fotometro pontual como o seu. E se eu clicar e segurar ele diz que o touch metering não está disponivel. Isso é devido ao modelo do celular? Qual celular vc usa nas aulas?

8 respostas

Olá Jilles, tudo bom ?

Não utilizo o galaxy s6, o meu celular é o MOTO G e pelo que vi o instrutor tem um celular "antigo" como o meu, não tenho certeza ao certo sobre o modelo, mas não é tão atual e ele fez o curso com esse aparelho. Acabei de instalar o FV-5 aqui e funcionou perfeitamente no meu celular, consegui ajustar o ISO da minha imagem com perfeição de acordo com a cena que eu tinha, a exposição também foi tranquila de alterar, balanço de branco também. O único que não consegui mexer foi na abertura da lente, acho que existe algum padrão, não sei dizer. O touch do meu celular funcionou nesse aplicativo como funciona quando uso qualquer outro. Sugiro que voce faça a instalação do programa novamente, talvez tenha ocorrido algum erro na hora de instalar. Vai que né.

Caso o problema persista sugiro que entre em contato com o suporte deles, inclusive eu achei uma versão gratuita desse programa e também achei outros bem legais em um site, vou te mandar. Esse aqui http://www.androidpit.com.br/melhor-aplicativo-para-camera-android

Boa sorte :)

Oi Pâmela, então, quase tudo funcionou, sabe o modo de Light Metering Mode, ele tem 4 opções, o meu tem apenas 3, em ambas as versões, tanto no pago quanto no free(fv-5 lite). O resto está funcionando normal. Só fiquei curioso mesmo em saber o modelo hehe. Mas obrigado, estou analisando os aplicativos que vc me mostrou

Oi Jilles, mandei mensagem para o instrutor e ele disse que utilizou o Motorola G3 .

Abraços

ele sabe explicar o motivo de nao ter o touch metering?

apenas para detalhar melhor segue print do celular

http://prntscr.com/dutjg9

http://prntscr.com/dutjpo

solução!

Olá Lilles! Pelo visto o seu celular não possui a função touch metering sendo assim é uma limitação do celular mesmo e não do aplicativo, portanto independente do aplicativo ser pago ou não não será possível utilizar essa função.

De qualquer forma um bom fotógrafo tem que aprender a lidar com as limitações de seu equipamento e a falta do touch metering não será problemas para vc.

Existem várias formas d contornar a fotometria sem o touch meter vou mostrar duas:

A primeira é fazer o através da barrinha graduada do canto inferior esquerdo co Fv5 onde é possível compensar a exposição da fotometria padrão da imagem puchando para mais ou para menos até que a imagem fique da forma desejada.

a segunda forma primeiro devemos pensar no enquadramento porém antes de fotografar a camera até que o ponto que queremos fotometrar fique no centro da imagem, o ideal é usar o fotometro Spot para isso, assim com um clique simples na tela o FV5 vai focar e travar o fotometro naquele ponto e mostrará um circulo verde, que sumirá porém idicará que o seu foco e a sua exposição foi travada naquele ponto, agora por ultimo reenquadre a imagem por ultimo clique no botão de disparo. Isso resolverá o seu problema.

Essa técnica é muito usada nas cameras profissionais DSLR onde o fotografo não usa a tela do celular mas sim um visor analógico para fotografar.

Teste e me diga o que achou !

Até! :)

entendi mais ou menos, mas creio ter descoberto como fazer de uma maneira alternativa, acho que será util para quem tb nao tem o suporte a essa função

Eu selecionei o modo spot de fotometro, apontei para onde queria e peguei aquela determinada luminosidade, ae eu tenho que abrir o menu e clicar no cadeado para travar aquela fotometria, e depois ir para a cena que quero fotografar. hehe demorei mas deu certo. Valew

É exatamente esse o procedimento, aponta para o local com o modo Spot, porém ao invés de ir no menu para travar a fotometria tente somente dar um clique na tela para focar e travar o foco, ele irá travar também a fotometria, depois disso ajuste o enquadramento e fotografe clicando na bolinha amarela.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software