Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Foto boa e ruim

Não sei se será abordada a questão da resolução, mas gostaria de saber o que determina se uma foto é de alta ou baixa resolução.

Tem a questão da nitidez, mas falando de um caso específico tirei uma foto com celular e aparentemente, para mim, a imagem estava ótima, mas mostrei para um fotógrafo e ele disse que a resolução não era boa...

3 respostas

A resolução é o número de pixels que compõe uma imagem.

Digamos que você tirou uma foto com um celular com câmera de 5 megapixels. Isso quer dizer que a imagem gerada pela câmera é composta por ~5 milhões de pontos. Agora tire uma foto do mesmo elemento com uma câmera de 40 mega pixels. A imagem gerada agora é composta por ~40 milhões de pontos. Como cabem mais pontos no mesmo espaço, você consegue um detalhamento maior. No exemplo que eu dei, oito vezes maior!

Aqui vai um exemplo: Diferença de resolução

O fotógrafo que viu sua foto provavelmente está acostumado com câmeras profissionais, que em geral têm resoluções de 10 megapixels pra cima.

Então de a partir de 10 megapixels uma fotografia pode ser considerada de alta resolução?

solução!

Na verdade a alta resolução é em geral definida pela quantidade de pixels em um dado espaço. No caso a medida padrão se chama DPI, ou dots per inch, ou pontos por polegada. Uma imagem em alta resolução em geral tem 300 DPI.

Para deixar mais claro: uma foto tirada por uma câmera de 10Mp pode estar tanto em alta quanto em baixa resolução. Como? Digamos que você imprima essa foto em um papel A5 (21x15cm). Aí você pega a mesma foto e imprime em um papel A0 (119x84cm). Qual estará em maior resolução?

A impressa no papel A5 tem uma concentração maior de pixels por polegada por ter menos espaço pra preencher com a mesma informação, tendo menos distorção e portanto maior resolução.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software