2
respostas

Formulário para alimentar planilha em branco

Boa tarde,

Criei um formulário conforme as aulas. Mas gostaria que ele não fosse um formulário para incremento de informações num quadro já existente. Ou seja, a planilha estaria em branco, a pessoa clicaria numa célula qualquer (provavelmente a A1) e abriria o formulário para iniciar a alimentação.

O problema é que o código que aprendemos no curso dá erro quando não existe nenhuma linha preenchida. Como ou em qual curso eu poderia aprender a solucionar isso?

Obrigada!!!

2 respostas

Olá,

Passando pra responder minha própria pergunta.

Usando o código do curso como base, pra que seja possível clicar em uma célula em branco e ela retornar o formulário em branco sem ocorrer o "Erro 380" é preciso adicionar na programação da sbAparenciaNormal (Aparência Normal), o seguinte:

If Trim$(Planilha1.Cells(ActiveCell.Row, 1)) = vbNullString Then

cxv1 = vbNullString
    cxv2 = vbNullString
    cxv3 = vbNullString

Else
            cxv1 = Planilha1.Cells(ActiveCell.Row, 1)
            cxv2 = Planilha1.Cells(ActiveCell.Row, 2)
            cxv3 = Planilha1.Cells(ActiveCell.Row, 3)

End If

Também adicionei a seguinte linha na sbAparenciaNormal pra não dar o "Erro 380" quando se clica nos títulos do banco:

If (Planilha1.Cells(ActiveCell.Row, 1)) = (Planilha1.Cells(1, 1)) Then
    Unload Me
    Exit Sub
End If

Olá Raquel, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Parabéns por ir além. Fico muito feliz em saber que você conseguiu superar o desafio que estava enfrentando. Além disso, é gratificante ver você compartilhando a solução com a comunidade do fórum Alura, pois isso pode impactar diversos alunos e alunas. Continue se aprofundando no conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Abraços e bons estudos!