6
respostas

Formulário do Projeto AluraBarber

O formulário criado no projeto de Html e Css direciona para algum lugar ? Para onde vai os dados após o usuário digitar ? Se não vai a lugar nenhum qual sería o próximo passo para guardar efetivamente essas informações qual seria o curso a seguir para este fim ? Agradeço pela ajuda

6 respostas

Olá, neste curso os dados preenchidos no formulário não vão pra nenhum lugar, podemos dizer que eles não existem. Em um caso real onde você deseja que os dados sejam enviados, é necessário que o seu código tenha um backend e banco de dados, assim você insere os dados no frontend e o backend irá processar e fazer o envio para algum local, por exemplo, a pessoa recebe um email com os dados que você inseriu. Você pode estar checando os cursos de HTTP e/ou APIs para entender requisições web, requisições basicamente são meios em que você envia, recebe, atualiza e deleta dados.

Nesta ótica o que eu teria que estudar para que o cliente, ao inserir os dados no formulário, eu tivesse acesso a essas informações ? Gostaria de auxilio pois a ideia é que o cliente possa preencher o formulario e eu tenha acesso a estes dados ; penso que teria que aprender banco de dados se estou correto mais se puderem ajudar como tornar esse formulario funcional agradeço

Oi José, tudo bem? Desculpe a demora para responder!

Quando inserimos dados em um formulário, o Javascript é responsável por pegar esses dados e enviá-los para algum lugar. Esse lugar normalmente é uma API, que é responsável pelo back-end (que, por sua vez, é responsável por manipular o banco de dados).

Então, vamos imaginar uma tela de Login, o javascript é responsável por pegar esses dados e enviá-los para uma API que realizará a verificação, se o login/senha realmente existem e estão corretos (fará a consulta no banco de dados).

Dessa maneira, temos a comunicação entre o front-end (lado do cliente) com o back-end (lado do servidor).

Se você quiser aprender mais sobre como salvar os dados em um banco de dados e criar uma API para ser consumida pelo front-end, você pode seguir os cursos da Formação Node.js com Express, onde você irá aprender a criar APIs REST em Node com Express. O Node utiliza a linguagem Javascript também, então você não terá que aprender uma nova linguagem. Mas, se quiser aprender uma outra linguagem como C#, PHP, Java, para criar esse tipo de aplicação, também é possíve, temos cursos de todas essas linguagens!

Aqui na Alura, temos um curso de front-end que simula essa comunicação de front com back. O instrutor ensina como criar requisições para salvar dados na API e retornar esses dados. O curso se chama: JS na web: CRUD com JavaScript assíncrono, creio que seja exatamente o que você esteja pesquisando.

Espero ter ajudado, bons estudos =)

Giovanna mais com foco direto em guardar os dados do projeto alura barber ( html e Css ) qual seria o indicado direto ? pergunto porque estou aprendendo e já estruturando um site de um outro segmento para um cliente e este vai precisar deste contato com o cliente via o formulário que o instrutor cria na parte 4 do curso de html e css.

*Precisaria de orientação para pôr as informações do formulário da barbearia em um banco de dados. Para ir guardando estes contatos, pois estou fazendo meu primeiro projeto real. Aguardo auxilio por favor. *

Oi José!

Para armazenar os dados em um banco de dados, você precisa fazer algum curso voltado para back-end. Como eu mencionei na minha resposta anterior, se você quiser aprender mais sobre como salvar os dados em um banco de dados e criar uma API para ser consumida pelo front-end, você pode seguir os cursos da Formação Node.js com Express, onde você irá aprender a criar APIs REST em Node com Express. O Node utiliza a linguagem Javascript também, então você não terá que aprender uma nova linguagem. Mas, se quiser aprender uma outra linguagem como C#, PHP, Java, para criar esse tipo de aplicação, também é possível, temos cursos de todas essas linguagens!

Abraços.