Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Formulario + Banco de dados

Olá, me deparei com um problema, em alguns formularios que fiz.. porem vou explicar o que fiz e se alguém tiver uma ideia para solucionar ficarei grato.

Criei um sistema, onde existe um cadastro de produto e uma os vinculada neste produto, tudo esta funcionando, porem a base ja possui mais de 5 mil inserts.. tb sem problemas.

ai gerei o cadastro de os, onde o usuário entra com as informações produtos: Codigo (id) Cliente: Nome (ID) datas e mais algumas coisas Ai vem meu problema, quando ele insere um codigo (id) no produto que não existe o laravel claro que da erro, a mesma coisa em outros formularios que criei para impressão de os e coisas do tipo.

Como posso realizar algum tipo de validação, checar se o produto ou os existe antes de dar um submit nestes formularios?

Outra duvida é meu banco de dados é mysql, e com o tempo ele esta ficando lento, existe alguma forma de criar algum campo no meu sistema para fazer com que o banco se torne mais rapido?

1 resposta
solução!

Oi Celso, tudo bom?

A unica forma de garantir que o usuario selecionará um dado que realmente existe no banco, é trazer esses dados pro seu formulario. Ao invés de permitir que ele digite o código do cliente, por exemplo, faça com que ele selecione um cliente já existente.

Para isso você pode criar um select no seu formulario onde as options são todos os clientes cadastrados no seu banco. Basta puxar todos os clientes do banco no seu controller e mandar pra view do formulario depois fazer um foreach criando as options.

Quanto ao mysql, é um banco relacional. Quanto mais dados você tiver nele maior será o tempo de consulta. A lentidão vai depender de quantos dados existem no seu banco e a máquina que você utiliza. Se é realmente necessario muitos dados você vai precisar de uma máquina boa. De qualque forma, enxugar o volume do banco sempre é uma boa se possivel.

Abraço.