Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Formula que eu pensei / formula utilizada

No curso parte 2 ( Relações e medidas) na parte 9. Existe um desafio para calcular o valor medio dos produtos vendidos. A formula que eu pensei para calcular foi SUM(Vendas[Faturamento]) / SUM(Vendas[Quantidade]) mas o curso utilizou a formula (Produtos[Valor]) / COUNT(Produtos[ID Produto]). Ao calcular, o meu resultado foi muito parecido com o obtido porem um pouco diferente ( Resultado obtido pela formula do curso foi R$35,375, enquanto com a minha formula foi R$ 35,349. Eu queria saber qual foi o erro que eu cometi nessa formula.

1 resposta
solução!

Oi, Pedro, tudo bem?

A diferença entre as duas fórmulas está na forma como elas calculam o valor médio.

A fórmula que você usou, SUM(Vendas[Faturamento]) / SUM(Vendas[Quantidade]), está calculando o valor médio total das vendas. Ou seja, ela soma todo o faturamento e divide pela soma da quantidade total de produtos vendidos.

Já a fórmula utilizada no curso, SUM(Produtos[Valor]) / COUNT(Produtos[ID Produto]), está calculando o valor médio por produto. Ela pega o valor de cada produto e divide pelo número de produtos diferentes (não pela quantidade total vendida).

Por isso, os resultados são parecidos, mas não iguais. Sua fórmula considera a quantidade total de produtos vendidos, enquanto a fórmula do curso considera a quantidade de tipos de produtos vendidos.

Por exemplo, se você vendeu 10 produtos "A" por R$10 cada e 20 produtos "B" por R$20 cada, sua fórmula calcularia a média assim:

(10*10 + 20*20) / (10 + 20) = R$16,67

Já a fórmula do curso calcularia assim:

(10 + 20) / 2 = R$15

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!