1
resposta

Forms.Context

Por volta dos 06 de minutos de video, o instrutor começa a falar sobre o contexto do forms, para poder converte-lo em uma activity, e até ai ok....

Acredito que será voce mesmo que me responderá, então deixo como dica, algo que eu vi em quase todos os instrutores da Alura neste ano que estou fazendo seus cursos:

Ao falar pela primeira vez (pelo menos primeira vez naquele contexto) de algo, neste caso o Forms.Context, explique o que é, detalhe um pouco mais, ficou muito vago o que vc esta fazendo, simplesmente dizer que "esta pegando o contexto e convertendo em activity" não faz ninguem entender o que esta fazendo, e o aluno terminara por apenas copiar o codigo.

O que é e o que faz o "contexto" neste contexto?

Eu fiquei com essa duvida, neste ponto, e em varios outros deste e outros cursos, mas eh muito cansativo ter que ficar pedindo explicações mais detalhadas toda vez. Sei que deveria fazer isto todas as vezes, mas realmente acho uma falha grave da didatica da instituição, lembrem-se que o aluno NUNCA VIU aquilo, ou se viu, não viu com a mesma frequencia que vc, e mesmo tendo "os pre requisitos" do curso, nos outros cursos, os quais são pre requisitados, isto tb acontece.

Não levem a mal, ja fui professor, e sei que ensinar eh uma tarefa ardua e sem gloria, e que quem o faz, geralmente o faz por amor, então, peço desculpas se parece ser arrogante, mas isso é para a melhoria do curso.

1 resposta

Olá, Maurício! Realmente vendo o vídeo percebo que foi um detalhe de um conceito que ficou sem a explicação devida.

A didática oficial da Alura é sempre apresentar primeiro um problema prático, depois uma solução prática/técnica envolvendo um conceito novo, em seguida a explicação da técnica e, finalmente, uma explicação teórica.

Acho sua reclamação válida e vou levar para a próxima reunião de instrutores. Mas como posso responder apenas por mim, assumo que foi uma falha minha ao não seguir a didática da Alura nesse ponto. Então o que vou fazer é disponibilizar uma atividade de leitura antes do vídeo, explicando o que é o contexto dos forms.

Segundo o material da Xamarin:

O Contexto é uma interface global com informações sobre o ambiente da aplicação. É uma classe abstrata cuja implementação é fornecida pelo sistema Android. Ela permite acessar recursos da aplicação, tais como chamadas e operações no nível da aplicação, como: iniciar atividades, distribuir e receber intents do Android, etc.

Pode ser que você encontre uma mensagem de alerta:

'Forms.Context' is obsolete: 'Context is obsolete as of version 2.5. Please use a local context instead'

Nesse caso, para resolver o problema, você terá que instalar o plugin chamado CurrentActivityPlugin:

https://github.com/jamesmontemagno/CurrentActivityPlugin

Depois disso, utilize...

var activity = CrossCurrentActivity.Current.Activity;

... como contexto, no lugar de:

var activity = Forms.Context as Activity;

Agradeço você ter chamado a atenção para esse ponto, porque é um material que precisamos explicar melhor no curso.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software