1
resposta

Formatos de Aprendizagem

A alternância de métodos focados e difusos funciona muito bem para mim, conforme a instrutora coloca. Aprendo colocando a mão-na-massa e experimentando novas formas de exercitar o pensamento ou testando o que realizo em determinado projeto. Eu realmente tenho facilidade em aprender quando desenhos mapas mentais, ou ensino.

1 resposta

Oi, Hellen!

Que bom saber que você já encontrou métodos que funcionam bem para você, como a alternância entre métodos focados e difusos, além de atividades práticas e mapas mentais. Isso mostra que você está no caminho certo para otimizar seu aprendizado.

Pelo que você descreveu, parece que você tem uma abordagem bastante equilibrada, combinando diferentes formatos de aprendizagem. Isso é ótimo porque, como a aula menciona, a combinação de métodos é essencial para um aprendizado mais eficaz.

Para potencializar ainda mais seu aprendizado, você pode tentar integrar algumas das estratégias mencionadas na aula:

1. Auditivo: Experimente ouvir podcasts ou audiobooks sobre os temas que você está estudando. Isso pode ser uma ótima maneira de reforçar o conhecimento enquanto realiza outras atividades, como caminhar ou fazer tarefas domésticas.

2. Visual: Continue utilizando mapas mentais, mas também explore infográficos e vídeo aulas. Isso pode ajudar a visualizar melhor as informações e a fazer conexões entre diferentes conceitos.

3. Leitura e Escrita: Além de escrever resumos, você pode tentar criar blogs ou artigos sobre os temas que está aprendendo. Ensinar outras pessoas, como você já faz, é uma excelente forma de fixar o conhecimento.

4. Cinestésico: Continue colocando a mão na massa com projetos e experimentos. Participar de eventos ou workshops também pode ser uma maneira interessante de aprender de forma prática.

Lembre-se da Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, que sugere que aprendemos mais quando ensinamos aos outros. Então, continue compartilhando seu conhecimento!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.