1
resposta

formato do array de descritores

Bom dia. Quando fiz a função descritores , no final deu uma divergencia de tamanho :

formato do array de descritores:  (408, 512)
formato do array de descritores:  (400, 512)

Isso afeta no momento de treinamento dos dados?

Obrigada

1 resposta

Oii Anne, como você está?

Sinto muito pela demora em obter um retorno.

Os valores das tuplas são respectivamente a quantidade de imagens da pasta e a quantidade de descritores. O primeiro print é referente a pasta de positivos e o segundo, da pasta de negativos.

Tendo como base o trecho que você mostrou, sua pasta de positivos está com oito imagens a mais, por isso o resultado de 408.

Para esse curso, é importante que o tamanho de imagens positivas e negativas sejam iguais, mas não é uma regra para outros cenários. Pode ocorrer de em alguns casos o dataset ter mais imagens positivas ou negativas, ou até mesmo menos, mas a depender do treinamento que você fará, pode ocasionar em um desbalanceamento, logo, o modelo não conseguirá classificar tão bem.

Recomendo que você exclua a pasta dados_imagem e faça o upload dela novamente, onde ambas as pastas de positivos e negativos terão o mesmo tamanho. Após isso, execute o código novamente. Você pode baixar os dados neste link.

Qualquer dúvida fico à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software