Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Formato da DoD e hora certa para todas as revisões

Olá, em paralelo aos cursos da formação de Business Agility estou lendo SCRUM do Jeff Sutherland e estou com algumas dúvidas sobre o Definition of Done.

Talvez o livro dê mais detalhes até o final ou no apêndice (que parece ser um 'mapa' de aplicação do Scrum), mas até o momento eu estava com a impressão de que a DoD era para ser praticamente uma parte de cada User Story, estando no mesmo post it logo abaixo. Imagino que na prática isso poderia ser muito repetitivo, já que alguns requisitos serão aplicáveis a todas as entregas. Então, ter um quadro para planejar e harmonizar a DoD é uma boa prática tendo em paralelo requisitos específicos de histórias definidas juntas a elas?

E outro ponto: conforme estou avançando, estão surgindo uma série de reuniões para antes de iniciar os sprints e outras para serem realizadas entre cada Sprint. Minha dúvida é sobre qual é a boa prática aqui: fazer sprints que terminem às quintas e reservar a sexta para realizar todas a retrospectiva e todas as revisões?

1 resposta
solução!

Caro Felipe,

Obrigado pela sua postagem e parabéns por buscar se aprofundar no tema por meio de bibliografias complementares ao curso!

Sobre os 2 pontos que você colocou:

1- O DoD (Definition of Done) na prática é usado só como uma referência para a equipe durante a sprint conseguir avaliar o quão está avançando na implementação das users stories.

Visualmente, em termos de post-its os devs costumam deixar os post-its que indicam o DoD próximos as suas estações de trabalho, e assim neste caso quando algum membro vai ajudá-los este post-it é compartilhando.

Por fim, quando vai ocorrer a aceitação das entregas da sprint estes post-its de DoD são consultados somente quando existe alguma dúvida se a tarefa foi concluída ou não.

Sendo assim, salvo em equipes juniores estes post-its de DoD não ganham grande destaque a ponto de ter um mural só para eles.

2- Sobre o tempo de reuniões de sprints se considerarmos uma sprint de uma semana por exemplo um dia inteiro para realizar reunião de retrospectiva não é recomendável, na prática esta reunião ocorre com uma duração média de 1h30min. Sendo assim, a 6ª feira pode e deve ser usada para produzir a execução de mais pontos das users stories.

Sobre as revisões elas na prática devem de alguma forma serem previstas no acréscimo de valores de pontuações atribuídas ao desenvolvimento das users stories, assim não sendo usual em termos ágeis salvo por situações de tratamento de bugs membros da equipe ficarem atuando só em atividades de revisões.

Fique tranquilo que por mais que as teorias pareçam extensas na medida que você for tendo contato com as cerimônias e rituais ágeis perceberá que a disciplina na adoção das mesmas não é nada muito complexo, desde que a organização patrocine e incentive a todos a irem neste caminho ágil.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software