Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Formatar icone com numero

Boa tarde pessoal, como eu faço para criar em cima de meu icone, aquelas bolinhas vermelhas com um contador? Explicando melhor, tenho um ícone que vai adicionar uma pessoa, e quando eu insiro uma pessoa, gostaria que no icone ficasse mostrando como se fosse uma notificação nele, o número 1, informando que tem 1 pessoa adicionada. Se eu adicionasse uma nova pessoa, exibir o nº 2 junto ao icone e assim por diante.

3 respostas

usa o badge

solução!

Como dito acima, o nome do que você está querendo fazer é icon badge.

Se ao dizer "ícone" você esteja se referindo ao ícone que é usado para abrir o aplicativo: isso é algo que só funciona nos aparelhos da Samsung e Sony. Então fazer isso para um app que rode em aparelhos de diversos fabricantes diferentes não dá.

Porém, se você quiser fazer isso para algum ícone interno ao seu app, aí tem duas formas:

  • O jeito "tosco": crie uma cópia desse ícone com uma badge para cada número (de 1 a 9, acima disso coloque "...") e, de acordo com a quantidade de pessoas adicionadas, simplesmente troque essa imagem.

  • O jeito legal: crie um drawable usando o ícone como background e uma nova camada por cima, que será a "bolinha" (a badge). Use esse drawable como background de uma view customizada (filha de imageView, por exemplo) e, programaticamente por meio dessa view, altere o drawable para colocar um número dentro dessa bolinha.

Depois que descobri que chamava badge foi fácil caçar como fazer hehehe. Valew

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software