Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Formatações do download diferente da vídeo aula

Por que o arquivo que nós alunos estamos baixando está diferente da versão do professor? Ao obter dados as informações na tela do professor, como cabeçalho, tipo (para os preços) e etc estão diferentes em comparação a versão dos alunos, isso tem gerado dúvidas, erros ao processar o que o professor está pedindo, em alguns casos, nenhum alteração de configuração ou tratamento de dados está resolvendo o problema. Podem verificar? Grato

3 respostas

Oi, Lucas! Como você está?

Puxa, testei esses arquivos, disponibilizado na atividade Preparando o ambiente, e aqui deu tudo certinho. Às vezes, a ordenação de alguma coluna pode estar diferente - ou alguma outra configuração automática do Power Query, mas isso não deve diferir na execução das fórmulas.

Você poderia me mandar, por favor, mais informações sobre essas diferenças? Pode mandar um print da tela, caso se sinta confortável. Pode ser da tabela em questão e dos passos feitos no Power Query.

Aguardo seu retorno, Lucas!

Abraços.

Larissa, ótimo dia.

Obrigado pelo seu rápido retorno. Estou anexando algumas imagens para você fazer as comparações entre a tela do instrutor e a minha e ver que existem considerações diferenças.

  1. Quando eu carrego os dados, a coluna de preço unitário está 45,0 (com vírgula) e a do instrutor não. O cabeçalho na tela dele já está correto, na minha tela não (tive que tratar esses dados).
  2. Ao tratar os dados, coloco a primeira linha como cabeçalho e altero o tipo da coluna DE texto PARA decimal fixo ($). Verifique que os valores ficam diferentes, pois o meu fica 450,0 e a do instrutor 45.

Esses são alguns dos exemplos que tenho questionado a Alura já faz alguns módulos. Se esse é um problema de configuração do meu computador, algum procedimento que estou fazendo errado (imaginei que não, pois imediatamente ao carregar o arquivo csv já apresenta diferentes formatos entre o meu arquivo e a do instrutor). Meu outro ponto é que, esses cursos tem todo tipo de nível de conhecimento. Eu consegui fazer os tratamentos e chegar no resultado, mas isso resultou em eu ter que pausar o treinamento ("perder tempo") para depois voltar na aula. Mas e alunos que estão começando do zero e não tiveram essa percepção de tratar os dados? Será que continuaram o curso? Será que desmotivaram e procuraram outro curso? Reforço que nesse exemplo, desse módulo, eu consegui resolver. Mas teve um outro módulo (não me lembro o tema da aula agora) eu não consegui resolver o problema e apenas assisti a aula, sem poder replicar o que estava sendo apresentado pelo instrutor.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Bom dia, Lucas! Como vai?

Fico feliz que você resolveu o problema.

Lucas, antes de mais nada, agradeço muito seu cuidado em nos informar essa diferença com tanto detalhamento e sua preocupação com outros alunos e alunas. Estaremos de olhos atentos em relação a isso.

O Power BI tenta, automaticamente, fazer alguns tratamentos nos dados que recebe, mas nem sempre tem sucesso - como foi o seu caso. Isso é algo praticamente aleatório, que não temos como prever. Adicionamos uma notinha na transcrição da aula para avisar que isso pode acontecer.

Para nós, é essencial que nossa comunidade de estudantes tenha uma boa experiência de aprendizado e receber feedbacks como o seu ajuda a nossa melhoria contínua. Quando encontrar situações como essa, fique a vontade para nos avisar - faremos o que estiver ao nosso alcance.

Abraços. Fico à disposição.