Colocamos um f antes da criação da string e as variáveis entre chaves {}. Exemplo:
nome = "Ana Maria"
idade = 17
print(f"O nome da aluna é {nome} e sua idade é {idade} anos.")
SAÍDA = O nome da aluna é Ana Maria e sua idade é 17 anos.
Mas existem outras formatações, como o uso do operador de formatação de** string** ou da função** .format().**
Operador de formatação
Esse operador de formatação permite a inserção de variáveis em pontos específicos na string com o operador %. Esse operador funciona como um marcador, informando onde o valor da variável vai ser exposto na string.
O % precisa ser acompanhado de uma palavra-chave para cada tipo de variável que se deseja adicionar. Seguindo a tabela abaixo:
Tipo de variável Palavra-chave
string %s
inteiro %d
float %f
caractere %c
Desse modo, para inserirmos uma variável, podemos adicionar o operador pela string no ponto desejado. Após o fim da string, adicionamos novamente o %, mas agora especificando a variável entre parênteses. Podemos observar essa estrutura no exemplo abaixo:
nome_aluno = 'Fabricio Daniel'
print('Nome do aluno: %s' %(nome_aluno))
Saída: Nome do aluno: Fabricio Daniel
Caso tenha mais de uma variável, devemos ordená-las conforme seu surgimento no texto e separá-las por vírgula.
idade_aluno = 15
media_aluno = 8.45
print('Nome do aluno é %s, ele tem %d anos e sua média é %f.' %(nome_aluno, idade_aluno, media_aluno))
Saída: Nome do aluno é Fabricio Daniel, ele tem 15 anos e sua média é 8.450000.
GALERA AGORA VOU DAR UMA PAUSA PQ UM ENDEMONIADO ESCREVEU UM TAL DE ( %.xf )
Eu estava até entendendo por que pensei que o Tipo "Float" abrangesse a casa decimal mas essa alma ruim tá inventando moda. "Tilask!"
BOM, passado a raiva vamos lá....
Pelo que entendi quando eu coloco o tipo de formatação apenas %f ele me retorna com "MILHÕES" de caracteres, como no exemplo acima ( 8.450000 ) mas se eu precisar de colocar somente as duas casas decimais APÓS o 8 tenho que usar o comando %.2f, se eu quiser três casas decimais é só alterar o 2 pelo 3 assim: %.3f e assim por diante. (Desabafo, deculpem mas estou pra desistir dessa jossa, ô trem dificil). rs
Exemplo:
print('Nome do aluno é %s, ele tem %d anos e sua média é %.2f.' %(nome_aluno, idade_aluno, media_aluno))
Saída: Nome do aluno é Fabricio Daniel, ele tem 15 anos e sua média é 8.45.
Uma observação: Embora o operador %s consiga lidar com valores booleanos porque ele chama internamente a função str() para converter o valor para uma string, é uma boa prática converter explicitamente usando str() quando você quer deixar claro que está tratando o booleano como um texto. Por exemplo:
x = True
print("Valor de x: %s" % str(x))
Isso não acontece com a formatação f-string ou .format.
format
É possível também usar o método format() para fazer a formatação de strings. Ele é mais flexível e permite passar as variáveis diretamente dentro da string, sem a necessidade dos operadores %. Seus marcadores são apenas as {}. Exemplo: "Olha só isso gente?? Eu fiquei 3 dias e 3 noite pra aprender o samurai do zodíaco %.xf." e agora eles DIZEM "Isso não acontece se eu usar a formatação f-string ou .format , é isso mesmo??? para né ai ficou mais facil ué rsrs
idade_aluno = 15
media_aluno = 8.45
print('Nome do aluno é {}, ele tem {} anos e sua média é {}.' .format(nome_aluno, idade_aluno, media_aluno))
Saída: Nome do aluno é Fabricio Daniel, ele tem 15 anos e sua média é 8.45.
Caracteres especiais
Além da formatação de inserção de variáveis dentro de uma string, também existem os caracteres especiais. Eles são usados para representar ações especiais ou caracteres que não podem ser digitados diretamente, como o Enter e a tabulação. Vamos conhecer alguns deles? Busque reproduzir todos os exemplos e visualizar o resultado final.
\n é o caractere de nova linha e é usado para pular uma linha no texto (função do Enter). Exemplo:
print("Estudar é um esforço constante,\nÉ como cultivar uma planta,\nPrecisamos de dedicação e paciência,\nPara ver o fruto amadurecer.")
\t é o caractere de tabulação usado para adicionar um espaço de tabulação no texto. Exemplo:
print('Quantidade\tQualidade\n5 amostras\tAlta\n3 amostras\tBaixa')
\ é usado para imprimir uma única barra invertida.
print("Caminho do arquivo: C:\\arquivos\\documento.csv")
" é usado para imprimir aspas duplas quando estamos trabalhando com uma string criada a partir de aspas duplas
print("Ouvi uma vez \"Os frutos do conhecimento são os mais doces e duradouros de todos.\"")
OU ao contrário
print('Minha professora uma vez disse \'Estudar é a chave do sucesso.\' ')
Sei não viu mas acho melhor esse trem ficar mais fácil senão já era! kkk