3
respostas

Formatação de data

Segue o código que fiz para o exercício das datas:

class Data: def init(self, dia, mes, ano): self.dia = dia self.mes = mes self.ano = ano

def formatada(self, dia, mes, ano):
    print("A data formatada é {} / {} / {}".format(self.dia, self.mes, self.ano))

from datas import Data d = Data(21, 11, 2007) d.formatada(21, 11, 2007)

Porém ainda tenho uma dúvida. Não estou usando pycharm como o instrutor, estou usando intellij para acostumar com uma IDE mais profissional e upando meus códigos para minha página no github pra futuras referências.

A primeira dúvida é: Usar uma outra IDE, como o intellij (uso visual studio code no pc do trabalho que é mais lentinho, em casa Intellij) é realmente bom ? quais suas opiniões sobre intellij e visual studio code?

Segunda dúvida é sobre o tópico. Quando executo o código no terminal, ele me retorna duas respostas, é como se ele corresse meu código duas vezes, mesmo eu não especificando absolutamente nada. Como corrigir meu código para que ele exiba somente uma vez ?

3 respostas

Olá, ao definir a função "formatada", não se faz necessário inserir como argumentos os dados que já está presente em sua classe, isso é:

class Data:
    def __init__(self, dia, mes, ano):
        self.dia = dia
        self.mes = mes
        self.ano = ano

    def formatada(self):
        print("A data formatada é {} / {} / {}".format(self.dia, self.mes, self.ano))

E para fazer uso da função:

from datas import Data 
d = Data(21, 11, 2007) 
d.formatada()

Sobre IDE, acredito que cada uma tem sua vantagem, varia muito de gosto da pessoa e a linguagem utilizada.

Espero ter ajudado.

Só mais uma dúvida que não tenho como testar agora, se eu fizesse :

from datas import Data d = Data() d.formatada(21, 11, 2007)

Por que tenho que inserir os parâmetros quando crio a referência d ao invés de quando chamo a função formatada (como no exemplo acima).

Essa parte de classes, funções e métodos é complicada de entender, gostaria de saber se conhecem algum local com exercícios para praticar a mais, além dos propostos aqui na alura.

olha o cod que eu fiz no mesmo desafio:

class Data:

    def __init__(self, dia, mes, ano):
        self.dia = dia
        self.mes = mes
        self.ano = ano
        print("{}/{}/{}".format(self.dia, self.mes, self.ano))



#comandos de teste
    #from datas import Data
    #d = Data(21,11,2007)
    #d.formatada()
    #Imprime: 21/11/2007

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software