1
resposta

Formatação condicional de tabelas

Estou fazendo uma tabela no Excel com os cursos que quero fazer na Alura e estou tentando implementar uma checkbox para indicar a conclusão do curso e queria que quando eu ativasse ela, a linha inteira recebesse um preenchimento. Então eu vinculei a checkbox com uma das células da tabela para que o valor "verdadeiro" ou "falso" fosse a base da condição para a formatação das células (imagem 01)

Minha primeira tentativa foi criar uma formatação para a linha como um todo usando a condição =SE($C$5=VERDADEIRO;VERDADEIRO;FALSO), mas dessa maneira a tabela não transfere essa condição para o restante das linhas (imagem 02). Então achei que eu deveria usar a tabela inteira como base e não apenas a linha, mas dessa forma estou linkando todas as células da tabela ao primeiro checkbox. (imagem 03).

Então finalmente entendi que eu precisava indicar de alguma forma que só queria que fosse formatado se o checkbox da linha fosse ativado. Pensei em utilizar o [#Esta Linha] como utilizamos para o preenchimento automático de tabelas, por meio do =SE(nome_tabela[[#Esta Linha];[nome_coluna]](condição);VERDADEIRO;FALSO) (imagem 04). Mas quando utilizo esse tipo de condicionamento para a formatação o Excel me impede de prosseguir (imagem 05).

Então se alguém puder me ajudar seria ótimo, acho que seria uma funcionalidade bem legal de aprender!

1 resposta

A ideia é mais ou menos essa mesma, utilizando =SE($C$5=VERDADEIRO;VERDADEIRO;FALSO) você trava a formatação a linha 5, se pretende expandir pras outras linhas, não pode utilizar os $ para travar a linha. e uma dica, como sua célula já é um valor booleano, na formatação condicional, você pode usar o próprio valor dela no teste Segue imamge de como consegui fazer imagem