1
resposta

Formação Python para Data Science ( Numpy ) Dúvida

Pessoal, estou fazer a aula sobre numpy eu pintou aqui uma grande dúvida. Na aula o professor pede para importarmos dois arquivos .txt 1- carros-km.txt 2- carros-Anos.txt

O primeiro de uma lista com os KMs já o segundo tem um lista com os anos

Na aula o professor faz uma calcula de KM por Ano

km_medio = km / (2019 - anos) Essa formula vai trazer o KM médio de cada veiculo.

Minha Dúvida é: Como esses dois arquivos se relacionam pois pelo que eu vi não tem nenho chave falando de o KM 10 pertence ao ano 2019......

Alquem consegue me ajudar?

1 resposta

Olá, Luciano. Tudo bem?

Os valores dos arquivos se relacionam pelas suas respectivas posições.

Por exemplo, o KM que está no índice 0 vai corresponder ao ano que está no índice 0 também.

Vamos a um exemplo, utilizando alguns números simplificados para os anos e km's:

import numpy as np

anos = np.array([50, 5])
km = np.array([25, 500])

resultado = km / (100 - anos)
resultado

Saída: array([0.5 , 5.26315789])

Vamos verificar os valores do índice 0, que são 50 (ano) e 25 (km).

25 / (100 - 50)

Saída: 0.5

Beleza, esse está correto. Vamos aos valores do índice 1, que são 5 (ano) e 500 (km).

500 / (100 - 5)

Saída: 5.26315789

Se invertemos as posições de todos os valores, vamos encontrar os mesmos resultados:

import numpy as np

anos = np.array([5, 50])
km = np.array([500, 25])

resultado = km / (100 - anos)
resultado

Saída: array([5.26315789, 0.5 ])

Como previsto, os valores no array final ficaram apenas com posições trocadas, mantendo os mesmo resultados.

 

Espero ter ajudado, Luciano. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos =)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software