Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

FORMAÇÃO EM DATA SCIENCE

Boa noite,

sou recem inscrito no Alura e busco uma formação em Data Science. Sou farmacêutico de formação e não tive nenhuma instrução formal em nenhuma linguagem de programação e nem nas bases matemáticas necessárias para tal. Fui iniciar a formação da Alura em Data Science e percebi que já de cara o curso começa com Pyton e Pandas e com algum nivel de aprofundamento no assunto, e eu estou receoso de não conseguir acompanhar. Na tela do primeiro curso da formação, "Data Science: Primeiros passos", ele indica um pre-requisito, e este indica outro, e eu acredito que eu deva iniciar então por esses pre-requisitos, visto que eu não tenho base. A minha pergunta é: para este curso, que seria o pre-requisito do pre-requisito do primeiro curso da formação de data science, "Python para Data Science: Introdução à linguagem e Numpy", teria alguma outra serie de cursos que me ajudaria a ter um pouco mais de base matemática para a lógica de programação? Encontrei um pano de estudos público chamado "Data Science do básico ao avançado" que prevê vários outros cursos de programação e estatística antes da formação em data science, e o primeiro curso deste plano, o "Python 3 parte 1: Introdução à nova versão da linguagem" tem outro pre-requisito em uma outra linguagem, "Lógica de programação I: Os primeiros programas com Javascript e HTML". Será que esse é caminho que eu estou procurando ou ainda poderia ir mais para trás em conceitos mais básicos? Desculpa o texto enorme, mas como podem ver, estou um pouco perdido na base. Agradeço a atenção.

3 respostas
solução!

Oii Gabriel, tudo certinho por aí?

Não se preocupe, é normal nos sentirmos um pouco perdidos em relação a melhor forma de comerçar no mundo da programação :)

Como você não possui nenhum conhecimento da linguagem python, que é uma das mais utilizadas no mundo da ciência de dados, sugiro que você comece pela Formação Python para Data Science, essa formação vai te ensinar os conceitos básicos de python necessários para que você consiga utilizar essa linguagem na ciência de dados. Inclusive, o primeiro curso dessa formação, Python para Data Science: Primeiros passos vai te ensinar um pouco da lógica de programação utilizando a linguagem python.

Os cursos seguintes irão se aprofundar um pouco mais nessa linguagem de programação e também irão te apresentar diferentes bibliotecas e recursos que essa linguagem possui, sempre focando em sua aplicação na ciência de dados.

Finalizando essa formação, você já terá um excelente conhecimento na utilização do python para Data Science e poderá fazer a Formação Data Science tranquilamente caso queira. Além dessas formações, existe uma formação que é bem interessante para te auxiliar no desenvolvimento de habilidades de estatística, a Formação Estatística com Python. Essa formação vai dos conhecimentos mais básicos aos mais avançados de estatística, mas é interessante que você faça ela após já ter feito a primeira formação que citei aqui.

Espero que isso te ajude. Qualquer dúvida estou por aqui ^^

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Millena, por aqui tudo certo, melhor agora depois dos seus conselhos!! Criei um plano de estudos chamado Migrando da Saude para Ciencia de Dados e inclui alguns passos nas dicas que você me deu. Você poderia olhar e me dizer o que acha? Muito grato mesmo pela sua participação nesse início de percurso.

Oii Gabriel!

Ficou excelente! Adorei o plano de estudos.

Percebi que colocou alguns cursos de desenvolvimento pessoal no início, eles também são muito importantes para seu desenvolvimento profissional e para te auxiliar nesse processo de transição de carreira. Mandou bem, agora é seguir firme nos estudos! ^^

Conte conosco nessa jornada, qualquer dúvida estou por aqui para te ajudar :)

Abraços e bons estudos!