1
resposta

Forma mais eficiente de disponibilizar a informação para a técnica RAG

Boa noite.

Estou em dúvida se a proposta de disponibilizar as informações em formato de FAQ é o modelo mais eficiente para utilizar com a técnica RAG?
Se possuo alguns arquivos que apresentam informações sobre a empresa e sobre os produtos, então teria de converter essas informações no modelo FAQ?

Estou apresentando estes questionamentos pois entendo que o modelo de LLM deveria buscar em todos os textos disponibilizados as informações relevantes para a pergunta apresentada então propor uma resposta utilizando as informações relevantes que obteve.

Me parece que na proposta FAQ, poderei falhar ao entregar informações limitadas as perguntas e respostas apresentadas.

1 resposta

Oi, Eduardo! Como vai?

Você trouxe uma dúvida muito pertinente sobre o uso do formato FAQ dentro da técnica RAG e como isso se compara ao uso de textos mais livres. Vamos por partes.

FAQ x Texto Livre

De fato, um LLM consegue buscar informações em diferentes textos para construir uma resposta. Porém, o formato FAQ tem a vantagem de otimizar a recuperação de informações.

Quando o conteúdo está bem estruturado, o modelo encontra os trechos mais relevantes com mais precisão e rapidez.

Pense assim:

• Se você der um livro inteiro ao modelo, ele precisará vasculhar cada página para achar a resposta.
  • Agora, se esse livro estiver dividido em capítulos, seções e um índice detalhado, a busca fica muito mais rápida.
  • O FAQ funciona como esse índice super detalhado.

Preciso converter tudo para FAQ?

Não necessariamente! Se você já tem documentos bem organizados e estruturados, pode usá-los diretamente no RAG.

O formato FAQ é mais útil quando os textos originais estão confusos ou pouco organizados, aí ele atua como um guia para o modelo.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado