11
respostas

Forma de se priorizar-Matriz Eisenhower

a matriz ela ajuda muita na forma de se priorizar as tarefas podendo também ajudar nas tomadas de decisões definindo quais as tarefas que iremos fazer no nosso dia a dia deixando de lado distrações e pensar numa ótima forma de se organizar ,estudar,aprender e conquistar os nossos objetivos.

11 respostas

Como contribuição ao tema: vejo a matriz como analises de nossas prioridades, com objetividade e critérios para obtermos nossos resultados, chegar as metas com sucesso ou lições aprendidas. Existem prioridades que são concretizadas de forma breve, mais algumas são demoradas e quase não atingíveis. Desprende de muita resiliência. Esse planejamento agregou mais ainda para minhas prioridades. Se alguma coisa, sai do controle sinalizando que estou perdendo o foco, volto e revejo, o que posso fazer para resolver o problema e focar nos objetivos de prazos curtos ou de imediato.

Olá a todos!!

Conforme observei no vídeo a Matriz de Eisenhower possibilita identificar rapidamente as atividades que deve se concentrar, bem como aquelas que você deve ignorar. Destaco aqui, distribuído em quatro categorias, cada atividade relacionadas ao curso que estou fazendo:

  1. Importante e urgente: podemos destacar dois tipos distintos de atividades urgentes e importantes: a) aquelas que não poderia ter previsto e b) aquela que deixei para fazer até o último minuto. Portanto, destaco para mim é realizar as atividades e provas do curso.
  2. Importante mas não urgente: são as atividades que vem ajudar a alcançar meus objetivos no curso. Destaco ler o material e estudar os conteúdos do curso.
  3. Não importante, mas urgente: são as coisas que impedem a atingir meus objetivos. Menciono aqui em estabelecer horário para estudo e conversas em casa e vizinhos.
  4. Não importante e não urgente: essas atividades são apenas uma distração, evitando se possível. Enfatizo para mim as redes sociais e celular.

Logo, essas atividades serão prioridades conforme a Matriz de Eisenhower.

Eisenhower foi considerado um dos presidentes americanos mais efetivos e pragmáticos e parte de seu sucesso está relacionado a essa administração pessoal do seu tempo.

É muito interessante ver que somos incentivados a prestigiar o que é "urgente", mas não o que é "importante". O problema de só prestigiar a urgência é que deixamos de lado o que é importante. Por exemplo: é urgente pagar a escola do filho, mas é importante ensinar valores morais. Com isso, por vezes, o foco está em colocar o filho em uma escola de primeira linha e esquecer de dar valores morais para ele.

Saber adequar corretamente a matriz, seja em um projeto, empresa ou vida, determina o que se colherá no futuro.

Obrigada pela sua informação e atenção, foi de muito valia.

Apenas para contribuir no tema: Gosto muito de usar a matriz aliada com a piramide de maslow. Assim consigo de forma mais clara saber o que é prioridade indo desde a base (necessidades essenciais) ao topo (realizações pessoais). EX: Sei que é urgente e importante eu dormir bem pois sem saúde não consigo executar as demais tarefas e assim sucessivamente até por exemplo alguma tarefa que não me atribui valor nenhum e seria apenas uma distração (como rolar feed de rede social).

Apenas para contribuir no tema: Gosto muito de usar a matriz aliada com a piramide de maslow. Assim consigo de forma mais clara saber o que é prioridade indo desde a base (necessidades essenciais) ao topo (realizações pessoais). EX: Sei que é urgente e importante eu dormir bem pois sem saúde não consigo executar as demais tarefas e assim sucessivamente até por exemplo alguma tarefa que não me atribui valor nenhum e seria apenas uma distração (como rolar feed de rede social).

A forma de se priorizar Matriz de Eisenhower contribuir para definir as tarefas do dia a dia para poder termina todas colocando sempre no topo o que é urgente e deixando no final as distrações para não perde o foco, assim podendo entrega um bom resultado. Sempre priorizar o que é urgente e logo ao termino da tarefa urgente fazer a tarefa de importante.

Acredito que a matriz de Eisenhower se torna muito útil quando em primeiro momento, identificamos quais são nossos objetivos. Caso contrário, iremos acabar utilizando de forma muito imediatista ou mais para fins de teceiros, do que necessariamente para nossos objetivos. Não que ela não possa ser utilizada, por exemplo, para beneficiar nosso ambiente de trabalho, mas se focamos apenas em utilizá-la para esse fim, quando também nos preocupamos com nosso desenvolvimento profissional, não será tão eficaz. Por fim, é evidente que cada matriz de Eisenhower que fazemos, deve ser direcionada para algum fim específicio.

A matriz de Eisenhower (ou caixa de Eisenhower) é uma maneira fácil e ainda extremamente eficaz de descobrir como priorizar suas tarefas de tal forma que as mais importantes não se sobrecarregam em relação a tarefas urgentes, repentinas e inesperadas.

A caixa de Eisenhower tem sido extremamente eficaz no meu dia a dia ajudando eu a enchergar com mais clareza tudo que tenho pra realizar inclusive na minha dinamica familiar com os meus filhos. Tenho trabalhado melhor e sinto que tenho muito mais tempo para eles mesmo minhas tarefas do trabalho sendo bem disgastantes e consumindo muito do meu tempo.

Fiquei bem confusa ao tentar entender essa matriz e ao pesquisar sobre ela, descobri algumas coisas bem interessantes sobre o dono desta matriz, pois bem, ao ler alguns comentários aqui do fórum, pude entender bem. Tomei a liberdade de frisar a frase do Lucas Araujo, que me abriu melhor o entendimento. "Sempre priorizar o que é urgente e logo ao termino da tarefa urgente fazer a tarefa de importante."

Abaixo, coloco a frase de Eisenhower: "O importante é raramente urgente, e o que é urgente é raramente importante".