Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Forma de escrever os Codigos

Olá, estou começando programação agora e acertei todos os exercícios até então, tipo, todos deram o resultado esperado, porém os meus ficam um pouquinho diferente dos exemplos do professor. Isso tem algum problema?

3 respostas

Diferentes em que sentido? Na aparência do código?

Se sim, é sempre bom manter o código organizado de forma consistente, seguindo um padrão. Qual padrão adotar? Em geral, essa é uma escolha do programador, mas as linguagens de programação costumam ter padrões de codificação definidos, que são amplamente utilizados por suas comunidades de desenvolvimento. Um bom ponto de partida é procurar as 'style guidelines' da linguagem que se está estudando.

Manter um padrão de codificação é importante pois:

  1. facilita a legibilidade;
  2. em alguns casos faz parte da estrutura sintática do código. Linguagens como Python e Haskell usam a indentação para definir o escopo de bloco, por exemplo.

De todo modo, escrevemos código não apenas para o compilador/interpretador, mas sobretudo para que pessoas sejam capazes de lê-lo e mantê-lo.

Nenhum, o importante é solucionar o problema!

Na programação existem N maneiras de solucionar o mesmo problema. Mas é sempre bom, ver o mesmo problema sendo solucionado de varias formas, então mesmo que tenha solucionado de outra forma, tente entender a forma que ele fez(Não só porque ele é o seu professor, isso vale para qualquer outra pessoa) , e como ele chegou aquela conclusão, talvez a lógica que ele aplicou pode te ajudar em outros problemas.

solução!

Olá, Karin...

Não, geralmente isso não é um problema, sobretudo pra quem está aprendendo. É importante desenvolver a criatividade na resolução os problemas que poderá enfrentar a medida que os algorítimos ficarem mais complexos. Você perceberá, no entanto, que algumas implementações podem se tornar mais rápidas, mais enxutas, mais "elegantes" que as outras e que algumas pessoas desenvolveram "formas de fazer" mais eficazes. Mas no primeiro momento, a meu ver, o importante mesmo é que você foque na solução e que resolva os exercícios.

Ta indo no caminho certo, na minha opinião. =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software