Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

forma de escrever a função ".css"

Oá, nesta atividade o correto não seria:

 $('h1').css('color' : 'blue');

ao invés do sugerido:

 $('h1').css('color', 'blue');

Obrigada

3 respostas

Olá Alice.

A sintaxe acaba não sendo igual como utilizamos num arquivo css, por exemplo:

h1 {
    color: blue;
}

Quando utilizamos a função css do jQuery, passamos dois parâmetros para ele, sendo primeiro a propriedade ("color") e depois o valor a ser atribuído ("blue"), colocando a vírgula entre eles.

Espero ter ajudado!

Oi Alice,

Complementando a resposta do Thiago, o primeiro código que você colocou não funciona exatamente desta maneira.

Os ": " é para atribuir um valor para uma propriedade, parecido com o que vimos no CSS normal, não é mesmo?

Mas para usar essa sintaxe você precisa passar um objeto com essas informações, por exemplo:

$('h1').css({
  "color" : "red",
  "font-family" : "cursive"
})

Perceba que fica mais próximo da sintaxe do CSS normal, além de ficar um "tico" mais organizado também.

Abcs e bons estudos!

solução!

Oi Alice, acho que peguei o cerne da sua dúvida. Você esta questionando se $('h1').css('color' : 'blue') é correto. Não desse jeito, é quase correto, para fazer dessa forma você precisa fazer assim:

 $('h1').css({'color' : 'blue'});

Talvez seja isso que você esta querendo chegar. Essa forma tem o mesmo efeito de $('h1').css('color' , 'blue'), mas então, porque o jQuery aceitos essas duas formas?

É que a primeira, a que eu deu uma corrigidazinha no seu código, permite alterar mais de uma propriedade, veja:

 $('h1').css({'color' : 'blue', 'background' : 'red'});

Veja que apenas com uma única chamada de .css conseguimos alterar duas propriedades. Da outra forma, precisamos repetir a chamada de .css, fica assim:

$('h1').css('color' , 'blue').css('background', 'red');

Como é um treinamento introdução ao jQuery, omiti detalhes como esse. Aliás, o próximo curso de jQuery é mais complexo que o primeiro. Acho muito válido tirar essas dúvidas antes de partir para o próximo.

Tudo certinho agora?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software