Em uma aplicação com várias telas de cadastro, devo criar um Form Service para cada uma delas ou há algum macete para organizar tudo em um serviço só?
Em uma aplicação com várias telas de cadastro, devo criar um Form Service para cada uma delas ou há algum macete para organizar tudo em um serviço só?
Então, Luiz, quando a gente fala de aplicações Angular, organizar a estrutura é chave pra não deixar a parada virar um monstro difícil de manter depois, né? Se liga nas dicas:
Se as telas de cadastro têm lógicas bem distintas e não compartilham muitos campos entre si, talvez faça sentido criar um Form Service pra cada uma delas. Assim, tu mantém o código mais separado, mais limpo e fica mais fácil de dar manutenção quando alguma coisa mudar em um cadastro específico.
Mas, se os cadastros compartilham muita lógica ou muitos campos, tu pode pensar em criar um serviço mais genérico e flexível. Tipo, o "FormService" que tem métodos que podem ser customizados de acordo com cada tela. Por exemplo, passando configurações específicas como argumentos.
Ainda assim, fica esperto pra não deixar esse serviço genérico virar uma coisa muito complexa. Se tu perceber que tá ficando difícil de entender ou manter, pode ser uma deixa pra quebrar em serviços menores.
E ó, sempre lembra de fazer um bom uso dos Reactive Forms do Angular, porque eles são bem poderosos e podem te ajudar bastante na hora de construir e gerenciar esses formulários.
No fim das contas, o segredo é equilibrar pra não deixar o código nem muito espalhado nem muito concentrado, sabe? Vai depender sempre do teu projeto e das tuas necessidades.