Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Fontes de receita

No meu modelo de negócio tenho duas fontes de receita principais:

1) Serviços de criação de sites novos 2) Serviços de manutenção em sites existentes

De acordo com o Business Model Canvas, qual seria o enquadramento dessa fontes de receita?

  • Taxa de assinatura
  • Taxa de uso
  • Venda de recursos
  • Licenciamento
  • Empréstimo/Aluguel/Leasing
  • Anúncio
  • Taxa de corretagem

Obrigado!

4 respostas

Olá, Marcelo. Tudo bem?

Pelo meu entendimento, a sua fonte de receita seria "Venda de recursos", porque você vende o seu serviço e depois de pronto ele passa a pertencer o cliente.

Concorda?

Quaisquer dúvidas sinta-se à vontade para compartilhar no fórum.

Bons estudos!

Olá Fernanda! Tudo ótimo!

Primeiramente, muito obrigado pela resposta.

Concordo com seu ponto de vista. É exatamente isso que ocorre.

A dúvida ocorreu porque, na minha interpretação, a Venda de Recursos se aplicava exclusivamente a produtos físicos.

No entanto, conforme seu raciocínio, a Venda de Recursos também aplica-se a serviços virtuais, desde que os entregaveis desse serviço passem a pertencer ao cliente. É isso?

Oi,

Por nada, estou á disposição!

Essa foi exatamente a minha interpretação, valorizei a perspectiva de prestar um serviço e depois de concluído ele pertencer ao outro.

Realizei algumas pesquisas e tem sites que falam que a Venda Recurso é exclusivamente para produtos físicos, palpáveis. Mas, diante dos avanços tecnológicos e as diversas formas de consumo, acho interessante e necessário ampliar essa interpretação e englobar os produtos digitais.

De forma geral, eu acho que o seus serviços se encaixam bem em Vendas de recurso, mas é importante que analisar bem o seu contexto e as formas de contrato para delimitar a sua fonte de renda.

Bons estudos!

solução!

Perfeito Fernanda!

Também havia feito algumas pesquisas o que acabou me deixando mais em dúvida.

Mas, sua explanação faz todo sentido nesse contexto.

Agradeço novamente pela disponibilidade e orientações.

Abs.