Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

Fontes de Estresse

Fontes de estresse

1. Atividades excessivamente monótonas ou com pouca aplicação prática

Sinto maior desgaste quando passo muito tempo em atividades que considero pouco dinâmicas ou que não geram uma percepção clara de avanço. Gosto de participar ativamente do trabalho, resolver problemas, atualizar informações, conduzir tarefas, participar de reuniões e produzir entregas concretas. Treinamentos e atividades mais teóricas podem gerar desmotivação quando não consigo enxergar uma conexão direta com meus interesses ou com minha atuação prática.

1. Necessidade constante de esclarecer ou justificar o que foi dito

Situações em que preciso explicar repetidamente o significado de uma mensagem, corrigir interpretações ou justificar diversas vezes um mesmo ponto costumam gerar irritação. Tenho preferência por comunicações objetivas, em que o entendimento seja construído de forma mais direta.

1. Falta de atividades ou baixa ocupação

Ficar sem demandas claras ou sem tarefas que exijam minha participação gera desconforto. Sinto-me mais motivada quando tenho atividades para executar, acompanhar ou desenvolver. A sensação de não estar contribuindo ou evoluindo tende a aumentar meu nível de estresse.

1. Mudanças que impactam planejamentos importantes

Lido razoavelmente bem com alterações de cronograma quando compreendo o motivo e o objetivo continua o mesmo. Porém, situações que afetam planejamentos pessoais relevantes, especialmente financeiros, costumam gerar maior preocupação e ansiedade, pois impactam objetivos que considero importantes.

1. Repetição excessiva de informações já compreendidas

Não me incomodo em pedir esclarecimentos quando necessário, mas fico frustrada quando recebo repetidamente explicações sobre temas que já compreendi. Valorizo autonomia e objetividade na comunicação.

1. Esquecer informações que acabei de receber

Quando recebo uma orientação e não consigo lembrar dela pouco tempo depois, costumo ficar frustrada comigo mesma. Isso acontece principalmente quando estou tentando realizar uma tarefa e sinto que deveria ter assimilado a informação com mais facilidade.

1. Cometer erros

Erros costumam me incomodar, especialmente quando percebo que poderia ter agido melhor em determinada situação. Atualmente, isso acontece mais em interações sociais do que em atividades técnicas. Muitas vezes me frustro por não considerar determinados aspectos que parecem mais intuitivos para outras pessoas.

Como costumo lidar com essas situações

Embora esses fatores possam gerar estresse ou irritação, procuro desenvolver autocontrole e manter a racionalidade diante dos problemas. Com o tempo, tenho aprendido a lidar melhor com essas situações, buscar alternativas práticas e evitar reações impulsivas. O que mais me ajuda é compreender o contexto, organizar os próximos passos e focar na solução do problema em vez de permanecer na frustração.

Aliás, lendo tudo que você escreveu, o padrão que mais salta aos olhos não é "impaciência". É que você parece ser uma pessoa muito orientada a progresso, autonomia e resolução de problemas. A maioria das coisas que te estressam tem relação com sentir que não está avançando, não está sendo compreendida ou não está conseguindo executar algo da forma que gostaria. Isso fica bem mais positivo para colocar numa atividade de autoconhecimento do que simplesmente listar irritações.