1
resposta

Fonte de Dados está em vazia

Bom dia!

minha fonte de dados está vazia, não está como a mostrada no curso, veja:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Andre!

Pela imagem que você enviou, parece que o Visual Studio não está mostrando nenhuma fonte de dados no Pesquisador de Objetos do SQL Server. Isso pode acontecer por alguns motivos. Vamos verificar algumas possíveis soluções:

  1. Conexão com o Banco de Dados: Certifique-se de que o SQL Server Express está instalado e em execução no seu computador. Você pode verificar isso procurando pelo SQL Server Configuration Manager e vendo se o serviço do SQL Server está ativo.

  2. Conectar Manualmente: Tente se conectar manualmente ao banco de dados. No Pesquisador de Objetos do SQL Server, clique com o botão direito em "SQL Server" e selecione "Adicionar SQL Server". Uma janela de conexão será exibida, onde você poderá inserir as informações do servidor local, geralmente com o nome "(localdb)\MSSQLLocalDB" ou ".\SQLEXPRESS", e autenticar-se usando a autenticação do Windows ou do SQL Server, dependendo da configuração do seu banco de dados.

  3. Verificar o Projeto: Confira se o projeto que você abriu é o correto e se ele está configurado para se conectar ao banco de dados correto. Verifique as strings de conexão no arquivo de configuração do projeto (geralmente app.config ou web.config) para garantir que estão apontando para o banco de dados correto.

  4. Reiniciar o Visual Studio: Às vezes, simplesmente reiniciar o Visual Studio pode resolver problemas de exibição no Pesquisador de Objetos do SQL Server.

  5. Criar o Banco de Dados: Se você ainda não criou o banco de dados LojaDB conforme mencionado no contexto da sua dúvida, siga as instruções para criá-lo e, em seguida, tente reconectar-se no Pesquisador de Objetos do SQL Server.

  6. Permissões de Acesso: Verifique se o seu usuário tem as permissões necessárias para ver e manipular o banco de dados no SQL Server.

Se após essas verificações a fonte de dados ainda estiver vazia, pode ser necessário investigar questões mais específicas do seu ambiente de desenvolvimento ou até mesmo reinstalar o SQL Server Express para garantir que não houve nenhum problema na instalação.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software