Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Foi dificil, havia um erro e eu demorei bastante pra entender o que houve

Acontece que existe o comando - "Declare uma variável chamada nome e atribua a ela o valor "Lua"". e depois - "Use um prompt para perguntar o nome do usuário e armazená-lo na variável nome." Em nenhum momento foi dito que ao usar o "let nome = "Lua";" não conseguiriamos usar "let nome = prompt('Digite o seu nome');" Inclusive essa é opnião do instrutor, quando consultei por duvida, a sujestão era usar da forma sitada a cima, e não funciona por estar escrito duas vezes "nome". Eu não tenho noção nenhuma de programação, estou aprendendo tudo agora, e tive que descobrir sozinha o que estava errado. No final deu certo, mas ainda acho que a instrução ficou meio vaga. E que será necessaria uma ajuda maior aos alunos.

O meu ficou assim

alert("Bem-vindo ao nosso site"); let nome = "lua"; let idade = 25; let numeroDeVendas = 50; let saldoDisponivel = 1000;

alert("Erro! Preencha todos os campos");

let mensagemDeErro = "Erro! Preencha todos os campos"; alert(mensagemDeErro);

nome = prompt("Digite seu nome"); idade = prompt("Digite sua idade");

if(idade>=18) { alert(" Pode tirar a habilitação!"); }

10 respostas
solução!

Oi Agda,

Entendo sua frustração com o desafio, é super comum encontrar esses obstáculos no início da jornada. 😜

O problema que você enfrentou é sobre o escopo de variáveis em JavaScript. Quando você declara let nome = "Lua";, você está criando uma variável chamada nome dentro de um escopo. Ao tentar usar let nome = prompt('Digite o seu nome');, você está tentando declarar outra variável com o mesmo nome no mesmo escopo, o que causa um erro.