Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Foi dificil, havia um erro e eu demorei bastante pra entender o que houve

Acontece que existe o comando - "Declare uma variável chamada nome e atribua a ela o valor "Lua"". e depois - "Use um prompt para perguntar o nome do usuário e armazená-lo na variável nome." Em nenhum momento foi dito que ao usar o "let nome = "Lua";" não conseguiriamos usar "let nome = prompt('Digite o seu nome');" Inclusive essa é opnião do instrutor, quando consultei por duvida, a sujestão era usar da forma sitada a cima, e não funciona por estar escrito duas vezes "nome". Eu não tenho noção nenhuma de programação, estou aprendendo tudo agora, e tive que descobrir sozinha o que estava errado. No final deu certo, mas ainda acho que a instrução ficou meio vaga. E que será necessaria uma ajuda maior aos alunos.

O meu ficou assim

alert("Bem-vindo ao nosso site"); let nome = "lua"; let idade = 25; let numeroDeVendas = 50; let saldoDisponivel = 1000;

alert("Erro! Preencha todos os campos");

let mensagemDeErro = "Erro! Preencha todos os campos"; alert(mensagemDeErro);

nome = prompt("Digite seu nome"); idade = prompt("Digite sua idade");

if(idade>=18) { alert(" Pode tirar a habilitação!"); }

10 respostas
solução!

Oi Agda,

Entendo sua frustração com o desafio, é super comum encontrar esses obstáculos no início da jornada. 😜

O problema que você enfrentou é sobre o escopo de variáveis em JavaScript. Quando você declara let nome = "Lua";, você está criando uma variável chamada nome dentro de um escopo. Ao tentar usar let nome = prompt('Digite o seu nome');, você está tentando declarar outra variável com o mesmo nome no mesmo escopo, o que causa um erro.

A solução correta é usar apenas nome = prompt('Digite o seu nome'); para atribuir um novo valor à variável nome já existente. Dessa forma, você está reutilizando a variável declarada anteriormente, sem criar uma nova.

Seu código corrigido ficaria assim: