Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Focus keyword - Yoast SEO Plugin

Gente, alguém aí pode me indicar vídeos, textos ou dar dicas sobre Focus Keyword? NUNCA consigo deixar verde na bullet do plugin :(

Eu não entendi direito o que o plugin entende como sendo uma Keyword boa. Fico sempre no laranja. Fiz várias pesquisas em diversas ferramentas sobre minha palavra chave, e até são bem concorridas, masss, nunca ficam verde. Todo o restante na configuração de meus posts estão ok no plugin.

5 respostas

Oi Rafael, tudo bom?

Você poderia ser mais específico? O que ele tá trazendo na page analysis? Tá realmente tudo verde, menos a sua focus keyword?

Seria melhor sabendo exatamente o que a análise está trazendo, mas normalmente não é a keyword que é ruim, e sim a aplicação. Procura colocá-la no título (h1), subtítulo (h2), dentro do corpo do texto, legenda de imagem, título da página, summary do resultado de pesquisa do google, etc.

Se você escolher uma keyword mas não aplicá-la em lugar nenhum, o Yoast vai achar ruim mesmo, hehe.

E não usar palavras genéricas, usar algo que tenha relação com o texto. Por exemplo, meu text no meu blog sobre design thinking tem design thinking como focus keyword.

Você acabou de me dar uma luz enorme.

O template de meu site não tem espaço para post, aliás não exibe o texto do post (somente produtos), então eu tenho 0 palavras nele. Eu sei que é ruim, mas não tenho autonomia na programação do site (solicitei a inclusão, levará um tempo)

Então pode ser a aplicação, pois está com a mensagem de: Readability: Needs improvement

Tudo está verde, exceto a parte da quantidade de caracteres no post, que não tenho :(

Título, slug, meta descrição e imagens contém a Keyword.

É, realmente, se o conteúdo não aparecer, seu trabalho não serviu de nada. O jeito é esperar o pessoal encarregado fazer seu conteúdo tornar-se visível, e aí você tentar ler o page analysis de novo!

Muito obrigado por todas as respostas. Última pergunta, se me permite. Sem o texto do post todo o resto se torna inútil? Ou perco apenas um pouco do "poder" de rankeamento sem isso? :)

solução!

Dependo do que é o resto sendo exibido, mas é bem provável que boa parte do seu esforço seja em vão. O Yoast nada mais é que um guia para o SEO do Google, então por mais que o Yoast saiba que você tem conteúdo naquele post, se o Google não souber quando seus robôs visitarem seu site, o trabalho será em vão.

Google rankeia sites pelo que ele acha que é mais relevante para o usuário final. Quando pensar em algo em relação a SEO, antes mesmo de pensar nas regras específicas, procura sempre lembrar que o Google está sempre tentando trazer o melhor conteúdo para quem usar sua ferramenta.

Ou seja, além da análise do seu site, o Google compara você com outros sites de conteúdo semelhante. Se o Google comparar o seu site com o de alguém que tem mais conteúdo ou que o conteúdo é mais relevante à pesquisa da pessoa, ele vai dar preferência ao outro site e você vai cair no posicionamento.