1
resposta

Focus Group

O Focus Group é " uma reunião de pessoas com interesses em comum, colocadas em uma sala em que um moderador conduz a conversa e existe um espelho que permite ao cliente acompanhar a entrevista com esses consumidores."

O Focus Group necessariamente precisa permitir que o cliente acompanhe a entrevista?

Precisa existir esse espelho?

Posso fazer um Focus Group e posteriormente passar o resultado da entrevista para o meu cliente?

1 resposta

Oi Fernanda,

Para realizar o focus group não é necessário toda essa estrutura como espelho. Até a gravação não é obrigatória, ela é interessante para que você possa consultar o registro do que aconteceu posteriormente.

Também não é obrigatório presença do cliente assistindo a entrevista. Caso você grave, você pode apresentar como foi a atividade posteriormente. O que eu sugiro é que caso o cliente participe da atividade, que ele não interaja com os participantes para não influencia-los. Por isso o uso do espelho é interessante, para evitar esse contato. Mas não é obrigatório.

Eu acho interessante mesmo que você grave e/ou o cliente participe, que seja feito um relatório depois explicando tudo e resumindo os resultados. Então a resposta para sua última pergunta "Posso fazer um Focus Group e posteriormente passar o resultado da entrevista para o meu cliente?" é sim.

Abraços!