Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Foco, disciplina, estudos e origami

Olá. Vim aqui pra dizer que estou adorando os cursos da formação de Produtividade. Gosto de alterna-los com os cursos de UX, nos quais faço mais anotações. Os de produtividade faço anotações se houver algo muito importante que não quero esquecer, mas normalmente é um momento que sento e assisto os vídeos com calma absorvendo o que está sendo passado. É muito legal observar que com o passar do tempo que fui adicionando várias das técnicas ensinadas no curso na minha rotina, principalmente quando comecei a estudar para o vestibular. Estava acostumada a fazer apenas as tarefas escolares sem pressa e sem um grande objetivo final e algumas coisas extra curriculares. O resto do dia eu tirava para ler(amo fantasia e ficção, mas qualquer história boa serve), jogar, desenhar e passear. No pré-vestibular eu tinha que dar conta de toda matéria(principalmente exatas, que eu tinha muito dificuldade) não somente para as provas mas no fim do ano eu tinha que saber tudo que aprendi, além das tarefas do ultimo ano do ensino médio e continuar fazendo as coisas que eu gostava. Como continuar fazendo tudo isso, sem me sobrecarregar demais a ponto de me manter improdutiva? Foi ai que com o tempo tudo se tornou mais fácil. Comecei a aprender a priorizar as matérias que eu mais tinha dificuldade e não estudar somente o que eu mais gostava, procurar metodos de organização de estudos(foi ai que comecei a usar o método Pomodoro) e criar listas com tudo que eu precisava fazer(matérias para revisar, exercícios para resolver, eventos sociais). Descobri que eu não era tão ruim em exatas assim, meus professores ficaram surpresos com a minha melhora e tirei até um 9 de média final da tão temida Matemática, além disso, comecei a ir melhor em algumas aulas do cursinho que outros colegas antes tinham mais facilidade do que eu. Isso foi muito legal e super importante pra mim até hoje, porque se antes eu me sentia incapaz de aprender essas matérias, aprendi que poderia aprender qualquer coisas com foco, disciplina e organização. Hoje em dia, os estudos se tornaram um hábito muito prazeroso pra mim, que cultivo desde aquela época (2012) e não mais sinônimo de preguiça e sacríficio. Meu cérebro meio que entrou naquele modo organizado e já começo meu dia pensando no que tenho que fazer e priorizar. Antes as listas eram essenciais. Hoje em dia tenho listas em 3 ou mais aplicativos, apenas para não esquecer coisas importantes que tenho que fazer a curto e longo prazo, mas de tanto usa-las, nem sempre preciso delas para priorizar e realizar, faço isso meio no automatico. Uma coisa legal que comecei a fazer nessa época foi o origami. Tinha muita dificuldade em meditar(hoje em dia é mais fácil) e desacelerar. Seguindos os passos de um vídeo pra aprender uma dobra nova ou fazendo automaticamente os passos de um origami que eu já sei fazer, meu cerebro entra no modo de stand by e consigo relaxar. As vezes tinha dificuldade de focar em alguma aula ou podcast, por estar fisicamente parada. Os origamis mais faceis pra mim se tornaram tão automáticos, que quando faço esses origamis consigo prestar mais atenção nessas aulas e aprender melhor, por me ajudar com a ansiedade. E uso os tsurus que faço nesses momentos depois para montar mobiles e presentear amigos. Mas os cursos tem acrescentado muito, tanto com coisas que eu não sabia, quanto acrescentando e revisando o que já sei. Estou super feliz

2 respostas
solução!

Olá Amanda tudo bem ?

Agradecemos muito por você compartilhar seu feedback aqui conosco.

Eu li aqui tudo oque você escreveu e estou realmente impressionada ao ver a evolução que você teve , Parabéns , realmente quando usamos técnicas e organização e começamos a saber priorizar aquilo que é importante mantendo o foco, acaba que você tem um ótimo resultado, e quando você menos perceber está fazendo isso no automático , oque era algo que você considerava banal acaba se tornando algo mais interessante de se fazer. E conforme você começa a ver os resultados que sua disciplina e foco teve , você fica mais motivada a fazer as coisas e tem uma evolução constante.

Que você tenha um excelente estudos , e continue assim que você está indo muito bem.

E qualquer dúvida sinta-se a vontade para compartilhar aqui no fórum que ficaremos muito felizes em poder te ajudar.

Abraços e bons estudos.

Que legal, Suele, Agradeço pelo seu feedback. Gostaria de deixar um vídeo aqui sobre uma outra barreira que venci e venço todos os dias: a resistência. Esse vídeo fala mais especificamente sobre artistas, mas me vejo usando os conceitos dele em vários aspectos da minha vida. Ele é baseado no livro do Steven Pressfield, A Guerra da Arte. https://www.youtube.com/watch?v=ZBU3biXLvck&t=122s

Estava, por exemplo, tentada a me inscrever no Alura Challenges, mas algo me impedia, como se não fosse pra mim. Pensava que não ia ser bom, que não ia conseguir fazer e me frustar. Então tive o insight pensando nesse vídeo: o que me impedia de me inscrever era a resistência. Apenas me inscrevi, independente do resultado, sei que é mais um caminho pra chegar onde quero um dia.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software