Quando estou em momento de ócio ou relaxamento, muitas idéias para solucionar um problema surge quando estou dormindo, é surreal!
Quando estou em momento de ócio ou relaxamento, muitas idéias para solucionar um problema surge quando estou dormindo, é surreal!
Olá, Jose!
Que interessante você mencionar que tem ideias para solucionar problemas durante momentos de ócio ou até mesmo enquanto dorme! Isso está diretamente relacionado aos modos de operação do nosso cérebro: o modo focado e o modo difuso.
Quando estamos em um momento de relaxamento ou ócio, nosso cérebro entra no modo difuso. Diferente do modo focado, onde a atenção está voltada para resolver problemas utilizando metodologias conhecidas, o modo difuso permite que o cérebro faça conexões mais amplas e aleatórias. É nesse estado que surgem novas ideias e soluções criativas, pois ele acessa áreas do cérebro que não são ativadas no modo focado.
Por exemplo, muitas pessoas relatam ter ideias brilhantes durante o banho, uma caminhada ou até mesmo enquanto estão cochilando. Isso acontece porque, nesses momentos, o cérebro não está preso a um problema específico e pode explorar novos caminhos e conexões.
Para aproveitar ao máximo o modo difuso, você pode:
Essas práticas ajudam a estimular o modo difuso, facilitando o surgimento de novas ideias e soluções criativas.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Olá Daniela! Muito obrigado pelas sugestões, a maratona de estudos do ONE exigirá muito do pensamento difuso. Suas dicas ajudaram e muito.