Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Fluxograma - Conceitos de Atividades, ligações e subprocessos

De acordo com o fluxograma apresentado, para toda a venda realizada será necessário realizar o cadastro do cliente antes de prosseguir com a venda. Porque não consta no fluxo uma decisão que verifica se o cliente está cadastrado? É normal desconsiderar essa pergunta? Ou dentro da metodologia BPMN devemos desconsiderar essas decisões e apresentar somente um sentido do fluxograma?

1 resposta
solução!

Cara Débora,

Boa análise e colocações.

Na representação do processo "Expande Vendas", em linha com os requisitos identificados ocorre o estimulo ao cadastro do cliente, para que o mesmo possa ser categorizado, bem como ampliar as possibilidades de se fazer novas ofertas de vendas agregadas.

De fato, este refinamento e verificação se o cliente já é cadastrado, poderia ser tratado em nosso fluxo, por meio do uso do elemento BPMN "gateway" para este fim, como bem você colocou.

O que está sendo apresentado na camada conceitual de do referido processo, de nosso curso está representado sem esta consulta de cadastro prévio do cliente, pela premissa que este nível de detalhes poderia ser tratado numa camada lógica e depois numa camada física de implementação.

Por fim, destaco que a notação BPMN não estimula desconsiderar este tipo de pergunta, nem tão pouco restringe o analista a representar ligações em ambos sentidos quando houver a demanda no processo.

Qualquer dúvida ou comentário, fique à vontade em fazer nova postagem, ok!?

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software