1
resposta

Fluxo de Mensagem

Olá Boa tarde!

Finalizei o módulo 4 do treinamento, porém não compreendi como e quando utilizar o fluxo de mensagem dentro do Bizagi. Poderiam me dar alguns exemplos práticos, por favor?

1 resposta

Olá, Bruno. Tudo bem?

Desculpa a demora para responder.

Fluxo de mensagem é representado por uma seta tracejada com um pequeno círculo no final e usado para mostrar o fluxo de mensagens entre dois participantes que estão preparados para enviar e receber mensagens.

Realizei algumas pesquisas e encontrei o seguinte exemplo:

Existe uma comunicação com o agente externo “Agência de Viagens” na atividade “Solicitar Cotação de Passagem ou Hotel” do Processo de Viagem, porque há uma conexão de message flow entre elas. Existe uma comunicação com o agente externo “Agência de Viagens” na atividade “Solicitar Cotação de Passagem ou Hotel” do Processo de Viagem, porque há uma conexão de message flow entre elas.

Fonte: https://blog.iprocess.com.br/2012/05/bpmn-modelando-corretamente-o-fluxo-de-sequencia-de-atividades/

E deixo como recomendação de material, a apostila do Governo de Góias Manual de Modelagem de Processos Com Bizagi Modeler.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software