1
resposta

Fluxo da corrente

Pelo que entendi pesquisando por ai e vendo as discussão no fórum é que por ser uma ligação em série a posição do resistor não faz diferença, ele vai atuar em toda a extensão da corrente elétrica. Só que aí me surgiu uma dúvida, sobre esse fluxo da corrente. Quando ligo o cabo na energia, não há um caminho a ser percorrido pela corrente? Comparando com o caminho que a água segue no cano para chegar até a torneira por exemplo. Se o resistor está "depois" do diodo na ordem do fluxo, a tensão não vai ser de 5v quando chegar ao diodo? Como funciona isso professor?

1 resposta

A queda de tensão no componente considera toda aquela malha, ou seja, a corrente é a mesma em todos os componentes que estejam em série. se há uma diferença de potencial maior que 0,7V entre os terminais do diodo, ele irá se comportar da mesma forma. E se a diferença de potencial for muito próxima de 0,7V o comportamento do diodo fica bem mais complexo de explicar e aí você tem de analisar dados mais sofisticados do DataSheet desse diodo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software