1
resposta

Flutter Consumindo API

Eu estou vendo uma video aula, onde aprende a consumir uma API. Na aula em que estou vendo, a lista do profeesor tem nome, A minha não, no caso ele percorre o body da api da seguinte forma. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeacima ele esta acessando o body da API e indo na lista 'products' conforme a imagem abaixo. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadelista products que ele acessa o corpo atrasves do flutter.

O corpo da minha api, me retorna uma lista, porem essa lista não tem nome, conforme a imagem abaixo. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade reparem que eu tenho uma lista, porem eu não tenho um nome da lista, Como eu falaria isso pro flutter?? da pra ver pelos colchetes que o get da minha API esta me devolvendo uma lista dos objetos que eu preciso, porem como eu percorro essa lista sem precisar passar o nome dessa lista ? Alguem consegue me ajudar ?

1 resposta

Olá, Victor! Parece que você está lidando com um pequeno desafio na hora de consumir sua API com o Flutter, não é mesmo? Vamos ver se consigo ajudar.

A diferença principal aqui é que o professor está lidando com um JSON que é um objeto (iniciando com chaves {}) que contém uma lista chamada 'products', enquanto sua API está retornando diretamente uma lista (iniciando com colchetes []).

No caso do professor, ele acessa a lista de produtos com jsonDecode(response.body)['products']. No seu caso, como a API já retorna diretamente uma lista, você não precisa especificar um nome. Você pode acessar a lista diretamente com jsonDecode(response.body).

Aqui está um exemplo prático de como você pode fazer isso:

http.Response response = await http.get('url_da_sua_api');
List<dynamic> lista = jsonDecode(response.body);

Neste exemplo, lista será uma lista de mapas, onde cada mapa representa um item da sua lista. Você pode percorrer essa lista usando um loop for ou forEach.

Lembre-se, este é apenas um exemplo e pode ser necessário ajustar o código de acordo com a estrutura exata dos dados que sua API retorna.

Espero ter ajudado e bons estudos!