Boa tarde, gostaria de saber se existe alguma vantagem ou desvantagem entre usar o position ou um Float. Pois pelo que vi durante o curso até o momento eu posso criar um layout usando o float ou apenas o position. Desde já agradeço !
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde, gostaria de saber se existe alguma vantagem ou desvantagem entre usar o position ou um Float. Pois pelo que vi durante o curso até o momento eu posso criar um layout usando o float ou apenas o position. Desde já agradeço !
Olá Wender!
Existem várias maneiras de criar layouts. É possível utilizar float e position para isto, principalmente para layout mais simples. Porém estas propriedades de CSS hoje em dia não são as mais recomendadas para estruturar layouts.
Para entender um pouco mais, o float é utilizado para fazer com que o elemento flutue em relação aos outros. O que pode adicionar uma certa complexidade ao longo de tempo, se você começar utilizar float para tudo. É bom entender bem como que funciona o float.
O position, mexe não só apenas com os eixos x (horizontal) e y (vertical) como também o eixo Z (profundidade). Ele é muito bom para fazer sobre posição de elementos. Como por exemplo, um selo de desconto em cima de uma foto. Porém seu uso para fazer estruturas de layout não é muito recomendado. Um bom uso do position, é usar o valor fixed, para fazer um header ou um footer fixo, por exemplo.
Uma das propriedades mais recomendadas para fazer estruturas de layout é o Flexbox.
No curso Curso HTML5 e CSS3 II: Turbinando as suas páginas, existe um capitulo inteiro sobre flexbox! :)
Bom, mas se eu fosse escolher, entre position e float para um layout mais simples, o float ainda é uma opção melhor para este fim. Antigamente, antes do CSS3, utilizávamos ele para tudo. ;)
Espero ter ajudado! Abraços
Olá Wender,
conseguiu solucionar seu problema?
Se sim por favor marque a solucionado :)