1
resposta

Flatlist não está funcionando a opção de Scroll

meu código está exatamente igual ao da aula, já verifiquei as soluções dos tópicos postados por meus colegas mas nenhuma resolve, porque o flatlist não está scrollando?? Alguém pode me ajudar?

Pessoal que chegar nessa aula, eu já resolvi o problema, o problema se dá que o Scroll não está ativo porquê a quantidade de conteudo não ultrapassa a altura do dispositivo mobile, por isso não tem porque scrollar, mas quando for adicionando items que ultrapassem a altura ele vai scrollar altomaticamente.

Abraços.

1 resposta

Olá, Jhonatta! Que ótimo que você conseguiu resolver o problema que estava enfrentando com o Scroll do FlatList no React Native. Sua solução é absolutamente correta.

Para quem possa ter a mesma dúvida no futuro, o Scroll no FlatList só é ativado quando a quantidade de conteúdo ultrapassa a altura do dispositivo móvel. Portanto, se você tem poucos itens na sua lista e eles não ultrapassam a altura do dispositivo, o Scroll não será ativado. À medida que você adiciona mais itens que ultrapassam a altura, o Scroll será ativado automaticamente.

Aqui está um exemplo prático para ilustrar isso:

import React from 'react';
import { FlatList, View, Text } from 'react-native';

const data = ['Item 1', 'Item 2', 'Item 3', 'Item 4']; // Lista com poucos itens

export default function App() {
  return (
    <FlatList
      data={data}
      renderItem={({ item }) => (
        <View>
          <Text>{item}</Text>
        </View>
      )}
      keyExtractor={(item) => item}
    />
  );
}

Neste exemplo, o Scroll não será ativado porque a quantidade de itens na lista é pequena e não ultrapassa a altura do dispositivo móvel. Mas se você adicionar mais itens à lista, o Scroll será ativado.

Espero ter ajudado e bons estudos!