Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Fiz utilizando IF e WHILE

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>


        var tela = document.querySelector('canvas');
        var pincel = tela.getContext('2d');

        pincel.fillStyle = 'grey';
        pincel.fillRect(0,0, 600, 400);

        var raio  = 10;

        function desenhaCirculo(evento){
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


            pincel.fillStyle = cores[i];
            pincel.beginPath();

            if(evento.shiftKey){

                while (raio + 10 <=40){

                 raio = raio + 5;
                 break;

                }
            }

            if(evento.ctrlKey){

                while(raio - 5 >=10){

                    raio = raio -5;
                    break;
                }

            }


            pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();

            console.log(x + ',' + y);

        }


        tela.onclick = desenhaCirculo;

        function mudaCor() {

                i++;
                if(i >= cores.length){

                    i = 0;

                }

                return false;

        }

        var cores = ['blue', 'red', 'green', 'yellow', 'white', 'pink'];
        var i = 0;
        tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>

Olá, galera!!! Demorei para achar a solução, mas acho que foi a mais enxuta que achei!!! Abraços!!! Espero ajudar alguém!!!

3 respostas
solução!

Obrigado por compartilhar meu aluno. Fica aqui registrado!

Professor Flávio!!! Gostaria de aproveitar que foi você quem respondeu, e dizer que a sua aula é perfeita!!! Sua didática é muito boa!!! Está de parabéns!!!

E Alura...continue mantendo esses talentos que vocês vão mais longe ainda!!!

Att, FAbio Dias - Let's Code!!!!

Obrigado pelo feedback Fabio! Se você se identificar com a linguagem JavaScript poderemos nos encontrar ainda nos cursos avançados. Te espero por lá!

Sucesso e bom estudo!