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Fiz sem olhar gabarito... resultado:

;)

let telaEstrada;

let carro1;
let ator;

let xCarro = 420;
let yAtor = 369;


function preload(){
  telaEstrada = loadImage("imagens/estrada.png");
  carro1 = loadImage("imagens/carro-1.png");
  ator = loadImage("imagens/ator-1.png");
}

function setup() {
  createCanvas(500, 400);
}

function draw() {
  background(telaEstrada);
  mostraCarro();
  mostraAtor();
  movimentaAtor();
  movimentaCarro();
}

function mostraCarro(){
  image(carro1, xCarro,39, 65, 40); 
}

function mostraAtor(){
  image(ator, 40, yAtor, 32, 25);
}

function movimentaAtor(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
  yAtor -= 4;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
  yAtor += 4;
  }
}

function movimentaCarro(){
  xCarro -= 5;
}
2 respostas

Israel, boa tarde!

Ótimo, o código está muito bom! Você encontrou dificuldade em desenvolver a solução?

Continue assim e bons estudos!

Na verdade só agora entendi a lógica sobre o movimento do personagem (up e down), em relação a cima e baixo, se por exemplo, eixo y começa 0 lá em cima, e no final um valor que estabelecemos, ex, 600, e o personagem está na posição inicial de 580, então pra ele subir, é necessário subtrair, porque quando ele sobe, o eixo y está diminuindo até chegar em cima, no eixo 0. O mesmo valendo para o eixo x com relação a esquerda (0) e direita (ex 600).