<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
var sentido = 1;
var raio = 19;
var tamanho = 0;
var y = 20;
function atualizaTela() {
limpaTela();
if(raio > 30){
tamanho = -1;
} else if (raio < 20 ){
tamanho = 1;
}
if( x > 600) {
sentido = -1;
} else if (x < 0) {
sentido = 1;
}
if (x == 600){
y = y + 20;
} else if (x == 20){
y = y + 20;
}
desenhaCirculo(x, y, raio);
x = x + sentido;
raio = raio + tamanho;
}
setInterval(atualizaTela, 20);
</script>