1
resposta

Fiz o código exatamente igual ao do professor, mas simplesmente não aparece nada, ou aparece como erro!! O que posso fazer?

let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 22;

let velocidadeXBolinha = 6; let velocidadeYBolinha = 6;

function setup() { createCanvas(600, 400);

function draw() { background(0); circle(xBolinha, yBolinha, diametro); xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; } if (xBolinha > width || xBolinha < 0){ velocidadeXBolinha *= -1; } if (yBolinha > height || yBolinha < 0){ velocidadeYBolinha *= -1; } }

1 resposta

Olá, Tamires! Tudo bem com você?

O erro está na ordem das chaves.

let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 22;

let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);

function draw() {
  background(0);
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
 }
  if (xBolinha > width ||
     xBolinha < 0){ 
    velocidadeXBolinha *= -1;
 }
  if (yBolinha > height ||
     yBolinha < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
 } 
 }

Faltou fechar as chaves da função setup() e retirar o fechamento de chaves da função draw(), após yBolinha += velocidadeYBolinha;. Corrigindo ficará assim:

let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 22;

let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;

  if (xBolinha > width ||
     xBolinha < 0){ 
    velocidadeXBolinha *= -1;
 }
  if (yBolinha > height ||
     yBolinha < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
 } 
}

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, fico à disposição.

Abraços e bons estudos.