Fiz isso, mas estou com dúvidas nos relacionamentos, creio que conforme for fazendo mais consigo ter mais clareza sobre.
Fiz isso, mas estou com dúvidas nos relacionamentos, creio que conforme for fazendo mais consigo ter mais clareza sobre.
Oi Anthony! Seu diagrama está bem estruturado, parabéns pelo esforço.
Sobre as dúvidas nos relacionamentos, é super normal no início — eles realmente exigem mais prática pra ficarem claros. Algumas dicas que podem te ajudar: 1. Verifique a cardinalidade dos relacionamentos (1:1, 1:N, N:M). Isso influencia diretamente na modelagem lógica depois. 2. Relacione entidades por lógica de negócio, pensando sempre: “uma entidade precisa da outra pra existir?” 3. Cuidado com relacionamentos que estão conectando atributos diretamente — todos os atributos devem estar ligados a entidades. 4. Quando perceber que um relacionamento tem atributos próprios (como “participação” com “data” ou “papel”), pode ser um indicativo de uma entidade associativa.
O mais importante é seguir praticando mesmo, como você disse. Se quiser, posso olhar um ponto específico do seu diagrama pra comentar com mais precisão.
Continua mandando bem!