1
resposta

Fiz dois pequenos ajustes no código final

Fala turma, tudo certo? Fiz dois pequenos ajustes no código final, seguem:

1º Notei que as cores da bolinha invandem a área dos retângulos, por esse motivo somei 4 e 6 respectivamente no IF do X e Y na function podeDesenharNaArea;

![](Cor da bolinha invandindo área do do retângulo )

function podeDesenharNaArea(x, y){
        if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados + 4  && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados + 6){
            return false;
        } else{
            return true;
        }
    }

2º O código da minha function selecionaCor ficou um pouco diferente nos IF'S. Em vez de declarar o X e Y maior > e menor > que seus respectivos "XCor" e yQuadrado, declarei apenas a condição menor <, no final o resultado foi o mesmo e funcionou normalmente.

function selecionaCor(evento){
       var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
       var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

       if((x < xVermelho + tamanhoQuadrados)
       && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)){
           corAtual = "red";
       }
       else if((x < xVerde + tamanhoQuadrados)
       && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)){
           corAtual = "green";
       }
       else if((x < xAzul + tamanhoQuadrados)
       && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)){
           corAtual = "blue";
       }
   }

Segue meu código completo:

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "red");
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "green");
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, "blue");

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha && podeDesenharNaArea(x,y)) {

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    function podeDesenharNaArea(x, y){
        if(x >= 0 && x < 3*tamanhoQuadrados + 4  && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados + 5){
            return false;
        } else{
            return true;
        }
    }

    function selecionaCor(evento){
       var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
       var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

       if((x < xVermelho + tamanhoQuadrados)
       && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)){
           corAtual = "red";
       }
       else if((x < xVerde + tamanhoQuadrados)
       && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)){
           corAtual = "green";
       }
       else if((x < xAzul + tamanhoQuadrados)
       && (y < yQuadrados + tamanhoQuadrados)){
           corAtual = "blue";
       }
   }


    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");
    pincel.fillStyle = "lightgray";
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = "blue";
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores



    tela.onclick = selecionaCor;

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

</script>
1 resposta

Achei fantástico Niedson, muito legal todos os ajustes que você fez!! Parabéns ficou muito bom!!!