Não entendi porque trocar document.write pela funçao mostra, se primeiro tenho que escrever a frase em doc.write para copiar e colar em mostra...
Não entendi porque trocar document.write pela funçao mostra, se primeiro tenho que escrever a frase em doc.write para copiar e colar em mostra...
Olá, Andréa, tudo bem?
Como o instrutor explica nas aulas, ele cria a função mostra
principalmente por dois motivos:
document.write
toda vez que quisermos imprimir algo na tela;Conforme você for avançando seus estudos, de fato não verá necessidade de uma função que apenas chama document.write
, mas o objetivo do instrutor nessas primeiras aulas é demonstrar as primeiras utilidades que as funções podem ter. Porque mesmo que essa função mostra
seja muito simples, qualquer função mais complexa realiza os dois pontos que citei acima: evitar repetição e melhorar a leitura do código.
Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais, estaremos aqui para responder. Bons estudos! :)
Olá Antônio, obrigada pelo retorno.
Minha dúvida é se sempre terei que escrever document.write, depois colocar as // e substituir por mostra, ou se já posso escrever mostra direto.
Grata
Andréa
Olá novamente, Andréa!
Vamos lá: qualquer código que começa com duas barras //
é um comentário e não vai ter influência no código! Ou seja, se você quiser usar uma função própria sua, como a função mostra
, não é necessário escrever no código a instrução document.write
e depois comentá-la.
O que você precisa é apenas declarar a função mostra
, e dentro da declaração você precisa escrever a instrução document.write
. A função mostra
ficará lá guardada até que você decida chamá-la. Exemplo:
<meta charset="UTF-8">
<script>
function mostra(texto) {
document.write(texto);
}
mostra("Olá, mundo!");
mostra("<br>");
mostra("Estou aprendendo programação!");
</script>
Esse código é suficiente para escrever essas mensagens no navegador, fazendo com que document.write
precise ser escrita apenas na declaração da função mostra
.
Espero ter te ajudado! Se ainda restarem dúvidas, não hesite em nos chamar! Bons estudos :)