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resposta

fiz dessa forma, mas não está funcionando e eu não achei o erro

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    var contador=0
    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        var cor= ['blue','red', 'green'];

        pincel.fillStyle = cor[contador];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

        var dobra = evento.shiftKey;

       if (dobra){
        pincel.arc(x, y, 20, 0, 2 * 3.14)
         }
        else {
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14)
        }
    }

    function mudaCor() {

        contador++;
            if ( contador == 3){ contador = 0;}
        return false; 
    }



    tela.onclick = desenhaCirculo;
    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta

Olá Amanda,

Você está chamando a função de desenhar antes do if/else, por isso que os circulos são desenhados sempre com o mesmo tamanho.

Mova a função "pincel.fill();" para a linha abaixo do if/else.

Seu código ficará da seguinte forma:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
  var tela = document.querySelector('canvas');
  var pincel = tela.getContext('2d');
  pincel.fillStyle = 'grey';
  pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
  var contador = 0
  function desenhaCirculo(evento) {

    var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
    var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
    var cor = ['blue', 'red', 'green'];

    pincel.fillStyle = cor[contador];
    pincel.beginPath();
    pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);

    var dobra = evento.shiftKey;

    if (dobra) {
      pincel.arc(x, y, 20, 0, 2 * 3.14)
    }
    else {
      pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14)
    }

    pincel.fill();
  }

  function mudaCor() {

    contador++;
    if (contador == 3) { contador = 0; }
    return false;
  }



  tela.onclick = desenhaCirculo;
  tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>